Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fernando Higino de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4850204302944962pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernando Higino de Lima-
dc.contributor.referee2Santos, Leonardo de Castro-
dc.contributor.referee3Gontijo, Pablo da Costa-
dc.creatorRibeiro, Karoline Ludovino-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3169097672756895pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T16:54:39Z-
dc.date.available2023-08-15-
dc.date.available2023-08-16T16:54:39Z-
dc.date.issued2023-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3870-
dc.description.abstractThroughout an individual's academic training, there is a need for them to become involved in programs and/or projects that complement the training offered in the classroom. This training is called extracurricular or complementary training. In this regard, companies such as the Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES) provide rich opportunities in order to increase unique experiences and knowledge for the training of excellent professionals. Therefore, during the period from December 2022 to December 2022, the mandatory internship with the company GAPES was developed. During the internship, it was possible to follow several experimental protocols regarding the management of soybean plant diseases, above all, the positioning and performance of a variety of products. For the execution of these protocols, several activities were carried out, such as application of pesticides with backpack sprayer, flagging, staking, product dosing, preparation of syrup, manual planting, evaluation of diseases and other agronomic characteristics, statistical analysis of the data obtained and presentation of results. results. In view of this, the internship in the field of plant pathology was significant for my academic training in Agronomy, since learning and practical experience in the field both about the protection of plants against diseases, as well as about direct contact with professionals from other areas of agriculture and rural producers, was unique. Therefore, this challenge contributed to my personal, professional and academic growth.pt_BR
dc.description.resumoAo longo da formação acadêmica de um indivíduo, há a necessidade de que o mesmo se envolva em programas e/ou projetos que complementem a formação que lhe é oferecida em sala de aula. Essa formação é chamada de formação extracurricular ou complementar. Nessa vertente, empresas como o Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES) proporcionam ricas oportunidades afim de incrementar experiências e conhecimentos únicos para a formação de excelentes profissionais. Por conseguinte, durante o período de dezembro de 2022 a dezembro de 2022 foi desenvolvido o estágio obrigatório junto à empresa GAPES. No decorrer do estágio, foi possível acompanhar diversos protocolos experimentais no que tange ao manejo de doenças de plantas de soja, sobretudo, o posicionamento e a performance de uma diversidade de produtos. Para a execução destes protocolos, foram desenvolvidas várias atividades como aplicação de defensivos com pulverizador costal, bandeiramento, estaqueamento, dosagem de produtos, preparo de calda, plantio manual, avaliação de doenças e outras características agronômicas, análise estatística acerca dos dados obtidos e apresentação de resultados. À vista disso, o estágio na área de fitopatologia foi significativo para minha formação acadêmica em Agronomia, visto que o aprendizado e experiência prática no campo tanto sobre a proteção de plantas contra doenças, bem como acerca do contato direto com profissionais de outras áreas da agricultura e produtores rurais, foi único. Portanto, esse desafio contribuiu para com o meu crescimento pessoal, profissional e acadêmico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karoline Ludovino Ribeiro (karoline.ludovino@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-16T12:29:36Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL - KAROLINE.pdf: 2116488 bytes, checksum: 6a6c95c217724423e47974985808bd3d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada KAROLINE LUDOVINO RIBEIRO, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-08-16T14:37:33Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Karoline Ludovino Ribeiro (karoline.ludovino@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-16T15:01:03Z No. of bitstreams: 1 DOCUMENTO COMPLETO.pdf: 2430631 bytes, checksum: 2b25b68a1e43c21985506bee43480657 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-16T16:52:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTO COMPLETO.pdf: 2430631 bytes, checksum: 2b25b68a1e43c21985506bee43480657 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-16T16:54:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOCUMENTO COMPLETO.pdf: 2430631 bytes, checksum: 2b25b68a1e43c21985506bee43480657 (MD5) Previous issue date: 2023-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAGRIOS, G. Introduction to plant pathology. USA, Elsevier Academic Press Publication, 2005. AMORIN, L.; BERGANIM FILHO, A.; REZENDE, A. M. Manual de Fitopatologia: Princípios e Conceitos. Brasil, 2018. Cap. 30. p. 361-364. AMORIN, L.; REZENDE, J. A.; CAMARGO, L. F. A. Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. São Paulo, 2016, p. 603-624. ALVES, Régia Estevam. A RELAÇAO ENTRE AGRICULTURA, DEGRADAÇÃO DO SOLO E TEMPESTADES DE AREIA. Revista Ayika, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 50-66, dez./2021. BEDENCO, I.P. Damping off: In: BERGAMIN FILHO, A; KIMATI, H.; AMORIM, L., eds. Manual de Fitopatologia: princípios e conceitos. 3.ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 1995. v.1. p.820-825. CONAB. Brasil deve produzir maior safra histórica de grãos no ciclo 2022/2023, com 317,6 milhões de toneladas. Disponível em: https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/5074-brasil-deve-produzir-maior-safra-historica-de-graos-no-ciclo-2022-2023-com-317-6-milhoes-de-toneladas. Acesso em: 19 jul. 2023. DA SILVA, M. M. F. et al. O pet-educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 01, v. 02 p.1499-1516, 2017. DE SOUZA DIAS, J. A. C.; IAMAUTI, M. T.; FISCHER. Doenças da Batateira. In: AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando; CAMARGO, L.E.A. (Ed.). Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. 5. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres Ltda., 2016. Cap. 16, p. 125-148. GAPES- GRUPO ASSOCIADO DE PESQUISA DO SUDOESTE GOIANO. Sobre nós. Disponível em: https://gapescna.enlizt.me/. Acesso em: 19 mai. 2023. GREGANOVA, Radomíra Hornyák. Ciência e Pesquisa como Parte Importante das Ciências Agrárias, nov. 2018. LAMAS, Fernando Mendes. A importância da pesquisa científica para a agropecuária. EMBRAPA, p. 01, mai./2020. SANTOS, Robério. Análise crítica da interpretação neoclássica do processo de modernização da agricultura brasileira. Brazilian Journal of Political Economy, v.08, n. 03, p.39-78, 1986. SILVA, D. B.; QUEIROZ, C.; SILVIA, M. Produção agrícola sustentável: análise de um sistema de produção de hortaliças em Mato Grosso do Sul. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2015. REZENDE, J. A. M.; KITAJIMA, E. W. Vírus e viroides. In: AMORIM, L.; REZENDE, J. A. M.; BERGAMIN FILHO, A. Manual de fitopatologia: princípios e conceitos. Brasil, 2018. Cap. 10. p. 161-180.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectFitopatologiapt_BR
dc.subjectProtocolospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOSSANIDADE::FITOPATOLOGIApt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE PESQUISA EM FITOPATOLOGIA NA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DO GAPES EM RIO VERDE, GOIÁSpt_BR
dc.title.alternativeRESEARCH PRACTICES IN PHYTOPATHOLOGY AT THE GAPES EXPERIMENTAL STATION IN RIO VERDE, GOIÁSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Karoline Ludovino Ribeiro.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador