Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/387
Tipo: Dissertação
Título: ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS DO INSTITUO FEDERAL GOIANO NA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E SUA INSERÇÃO OU PERMANÊNCIA NA ÁREA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO CURSO
Autor(es): Piloto, Thiago Oliveira
Primeiro Orientador: Ferreira, Joelma de Moura
Primeiro Membro da Banca: Ferreira, Joelma de Moura
Segundo Membro da Banca: Vilalta, Luis Antonio
Terceiro Membro da Banca: Rosa Filho, Sebastião Nunes da
Resumo: A licenciatura é uma das principais formas de acesso ao ensino superior que formam professores. O professor é o grande agente do processo educacional e seu trabalho reverte para o bem da sociedade, tendo assim, papel de destaque na educação. De tal modo, esta dissertação apresenta como problema de pesquisa: os egressos dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) estão atuando profissionalmente na área de formação acadêmica específica? Destarte, o presente estudo apresenta como objetivo identificar se os egressos dos cursos de licenciatura do IF Goiano estão atuando profissionalmente na área de formação acadêmica específica. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com pesquisa quantitativa. Abrangeu 137 egressos oriundos das turmas de 2013 e 2014 dos cursos de licenciatura em matemática, pedagogia, ciências biológicas e química do IF Goiano, sendo que desses, 93 egressos, que correspondem à amostra da pesquisa, responderam os questionários enviados. Este trabalho utilizou pesquisas bibliográfica e documental, e quanto à obtenção de dados, empregou dados primários e secundários. Como instrumento de coleta de dados esta pesquisa utilizou questionários eletrônicos do Google Forms contendo perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, que foram encaminhados por e-mail aos egressos. Posteriormente, os dados obtidos foram tabulados automaticamente pela própria ferramenta do Google, em uma planilha, no momento em que os respondentes finalizaram os questionários. Como resultado, identificou-se que os egressos dos cursos de licenciatura do IF Goiano não estão trabalhando como professor depois de concluído o curso, visto que uma expressiva maioria desses egressos não está atualmente trabalhando na sua área de formação acadêmica; foram identificados os motivos que fizeram esses egressos a cursar uma licenciatura; e foram investigadas e identificadas as perspectivas desses egressos em relação à carreira docente. Portanto, após analisar os resultados da pesquisa, sugere-se que a instituição atue em conjunto com o Estado e a iniciativa privada para desenvolver ações e políticas a fim de promover um melhor aproveitamento dessa mão de obra que vem se qualificando através dos cursos de licenciatura, porém não vem encontrando espaço no mercado de trabalho; se aproxime mais das escolas de educação básica, principalmente das escolas públicas situadas nos municípios onde se localizam campi do IF Goiano, visando uma maior integração com essas, a fim de promover um melhor aproveitamento de seus licenciados; invista em ações e atividades com o objetivo de apresentar aos alunos dos cursos de licenciatura, logo no início do curso, temas relacionados à carreira docente, às possibilidades de emprego na área, ao mercado de trabalho docente, à realidade pós-formado, e demais assuntos afins; invista em ações que visem valorizar a profissão docente tanto entre os egressos quanto na comunidade local; e amplie as ações voltadas ao acompanhamento do egresso após sua saída da instituição. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação, nível mestrado profissional, em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA).
Abstract: Licenciature degree is one of the main forms of access to higher education that make up teachers. The teacher is the great agent of the educational process and his work reverts to the good of society, thus having a prominent role in education. Thus, this dissertation presents as a research problem: are the egresses from the Federal Institute Goiano's licenciature courses working professionally in the specific academic training area? Thus, the present study aims to identify if the students egresses of the licenciature courses from the IF Goiano are working professionally in the specific academic training area. The methodology used was an exploratory study with quantitative research. It covered 137 egresses from the 2013 and 2014 classes of the degree courses in mathematics, pedagogy, biological sciences and chemistry of the IF Goiano. Of these, 93 egresses, who correspond to the research sample, answered questionnaires sent. This work used bibliographical and documentary research, and in obtaining data, employed primary and secondary data. As a data collection tool, this survey used electronic questionnaires of the Google Forms containing open, closed and multiple choice questions that will be sent by e-mail to the egresses. Subsequently, the data obtained were tabulated automatically by the Google tool itself, in a spreadsheet, when the respondents completed the questionnaires. As a result, it was identified that the egresses of the licenciature courses of IF Goiano are not working as a teacher after the course is finished, since a significant majority of these graduates are not currently working within their professional training area; were identified the reasons that made these egresses to study a licenciature; and were investigated and returned as the direction of these egresses in relation to the teaching career. Therefore, after analyzing the results of the research, it is suggested that the institution work together with the State and private initiative to develop actions and policies in order to promote a better use of this workforce that is qualifying through licenciature courses, but has not been finding space in the labor market; is closer to primary schools, especially public schools located in the municipalities where IF Goiano campuses are located, with a view to greater integration with these schools, in order to promote a better use of their graduates; invest in actions and activities with the objective of presenting to students of licenciature courses, at the beginning of the course, topics related to the teaching career, the possibilities of employment in the area, the teacher's job market, the post-formed reality, and other related matters; invest in actions aimed at enhancing the teaching profession both among the graduates and in the local community; and expand the actions aimed at accompanying the egress after leaving the institution.
Palavras-chave: Instituto Federal Goiano - Cursos de Licenciatura
Formação acadêmica - Egressos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituição extra IF Goiano
Sigla da Instituição: Instituição extra IF Goiano
Campus: Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)
Programa/Curso: Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)
Citação: PILOTO, Thiago de Oliveira. Atuação profissional dos egressos das licenciaturas do Instituto Federal Goiano na área de formação acadêmica e sua inserção ou permanência na área de formação específica do curso. 2019. 179 p. (Mestrado) – Programa de Pósgraduação Stricto Sensu, Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA, Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/387
Data do documento: 2-Abr-2019
Aparece nas coleções:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Thiago Oliveira Piloto.pdfDissertação_Thiago Oliveira Piloto12,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.