Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FILOSOFIA PARA CRIANÇA (FpC) E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SALA DE AULA POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Autor(es): Menezes, Aritana
Primeiro Orientador: Bergamo, Thelma
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita
Segundo Membro da Banca: Moura, Ilma
Resumo: A filosofia para Crianças pode ser um instrumento eficaz para estimular o pensamento autônomo e a construção do conhecimento, permitindo que as crianças explorem questões existenciais, éticas e sociais de forma significativa. O presente estudo tem como objetivo propor estratégias pedagógicas que utilizem das sequências didáticas para o ensino da filosofia na sala de aula, com o intuito de promover a reflexão e o diálogo entre os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se pela necessidade de desenvolver atividades que estimulem a capacidade de questionamento, a argumentação, o respeito às diferentes perspectivas e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados diversos estudos, obras e teorias relacionadas à Filosofia, criança e educação, além da realização à construção de sequências didáticas. Com base nessa fundamentação teórica, foram elaboradas propostas de sequências didáticas utilizando de um livro e um filme como recursos pedagógicos. O estudo aponta para a relevância da Filosofia na formação das crianças em sala de aula, sendo esse um ambiente propício para a construção do conhecimento, o desenvolvimento do pensamento crítico e a promoção de valores tais como o respeito, a ética e a cidadania. As sequências didáticas propostas reforçam a promoção do diálogo filosófico em sala de aula. Pode-se concluir com os estudos que a introdução à filosofia na prática pedagógica pode contribuir significativamente para a formação das crianças, capacitando-as a enfrentar desafios, questionar o mundo à sua volta e construir uma visão mais crítica e reflexiva. Os resultados demonstram que a utilização de sequências didáticas representa um recurso metodológico eficaz para o ensino da Filosofia, proporcionando um ambiente estimulante e participativo, no qual as crianças podem desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais fundamentais para sua formação como cidadãos ativos e conscientes.
Abstract: Philosophy for Children can be an effective tool to stimulate autonomous thinking and knowledge construction, allowing children to explore existential, ethical, and social issues in a meaningful way. This study aims to propose pedagogical strategies that use didactic sequences for the teaching of philosophy in the classroom, in order to promote reflection and dialogue among students in the early years of elementary school. It is justified by the need to develop activities that stimulate the capacity for questioning, argumentation, respect for different perspectives and the development of critical-reflective thinking. The methodology adopted was the bibliographic research, in which several studies, works and theories related to Philosophy, children and education were consulted, in addition to the construction of didactic sequences. Based on this theoretical foundation, proposals for didactic sequences were elaborated using a book and a film as pedagogical resources. The study points to the relevance of Philosophy in the formation of children in the classroom, which is an environment conducive to the construction of knowledge, the development of critical thinking and the promotion of values such as respect, ethics and citizenship. The proposed didactic sequences reinforce the promotion of philosophical dialogue in the classroom. It can be concluded from the studies that the introduction to philosophy in pedagogical practice can contribute significantly to the formation of children, enabling them to face challenges, question the world around them and build a more critical and reflective vision. The results demonstrate that the use of didactic sequences represents an effective methodological resource for the teaching of Philosophy, providing a stimulating and participatory environment in which children can develop cognitive, emotional and social skills fundamental to their formation as active and conscious citizens.
Palavras-chave: Criança; Dialógo; Recurso Pedagógico; Sequências pedagógicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3838
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ORGANIZADO PARA O RIIF_removed.pdfARITANA DUTRA DE MENEZES982,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.