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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3836
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA |
Autor(es): | Ribeiro, Edinalva |
Primeiro Orientador: | Rego, Ronivaldo |
Primeiro Membro da Banca: | Santos, Ronivaldo |
Segundo Membro da Banca: | Alvarenga, Elva |
Terceiro Membro da Banca: | Sugizaki, Eduardo |
Resumo: | Esta pesquisa se dedicou a estudar a medicalização do comportamento infantil tendo como referências a situação da educação infantil. A hipótese desta pesquisa defende que quando a educação inclusiva é colonizada pelas práticas de medicalização da vida e das condutas, em vez de colaborar com socialização e desenvolvimento, pode ser muito mais um meio de enquadramento do comportamento e da sujeição das crianças. São objetivos desta proposta de pesquisa, de modo geral: analisar qual a relação entre a educação inclusiva e os processos de medicalização do comportamento infantil na escola. Quanto aos objetivos específicos buscamos: a) mostrar como a questão da inclusão está disposta nas políticas educacionais; b) apresentar como historicamente foi se constituindo o entendimento sobre o que é a medicalização da vida e c) analisar os limites da medicalização e sua relação com o seu avanço rumo a educação infantil. A justificativa para esses encaminhamentos é que essas crianças apresentam comportamentos ditos fora do padrão da normalidade. Este trabalho é, portanto, uma análise do ponto de vista crítico a esses processos. . Metodologicamente utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio da análise das principais referências do campo, assim como foi realizada a análise de importantes documentos normativos: RCNEI, LDB, DCNs. O efeito imediato disso é que muitas crianças pequenas estão sendo encaminhadas indiscriminadamente pelos pais, influenciados pelos educadores, aos profissionais da saúde. A pesquisa demonstra que nem todas as verdades são ditas e acabadas, e sim respaldadas por uma visão hegemônica. No caso da patologização da criança, tal conduta resulta em tratamentos que individualizam e estigmatizam o aluno. |
Abstract: | This research was dedicated to studying the medicalization of children's behavior with the aim of references to the situation of early childhood education. The hypothesis of this research argues that when inclusive education is colonized by practices medicalization of life and behavior, instead of collaborating with socialization and development, can be much more a means of framing behavior and subjection of children. The objectives of this research proposal are, in general: to analyze which relationship between inclusive education and the processes of medicalization of child behavior in school. As for the specific objectives, we seek: a) to show how the issue of inclusion is arranged in educational policies; b) present how historically the understanding of what the medicalization of life is and c) analyze the limits of medicalization and their relationship with their progress towards early childhood education. The rationale for these referrals is that these children present behaviors that are said to be outside the standard of normality. This work is, therefore, a critical analysis of these processes. . Methodologically, qualitative research was used, through the analysis of the main field references, as well as the analysis of important normative documents: RCNEI, LDB, DCNs. The immediate effect of this is that many young children are being forwarded indiscriminately by parents, influenced by educators, to professionals of health. Research demonstrates that not all truths are said and done, but supported by a hegemonic vision. In the case of pathologizing the child, such conduct results in in treatments that individualize and stigmatize the student. |
Palavras-chave: | Educação Infantil. Inclusão Medicalização |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3836 |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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