Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rego, Ronivaldo-
dc.contributor.referee1Santos, Ronivaldo-
dc.contributor.referee2Alvarenga, Elva-
dc.contributor.referee3Sugizaki, Eduardo-
dc.creatorRibeiro, Edinalva-
dc.creator.LattesEdinalva Maria Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-08-10T18:09:50Z-
dc.date.available2023-08-10-
dc.date.available2023-08-10T18:09:50Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3836-
dc.description.abstractThis research was dedicated to studying the medicalization of children's behavior with the aim of references to the situation of early childhood education. The hypothesis of this research argues that when inclusive education is colonized by practices medicalization of life and behavior, instead of collaborating with socialization and development, can be much more a means of framing behavior and subjection of children. The objectives of this research proposal are, in general: to analyze which relationship between inclusive education and the processes of medicalization of child behavior in school. As for the specific objectives, we seek: a) to show how the issue of inclusion is arranged in educational policies; b) present how historically the understanding of what the medicalization of life is and c) analyze the limits of medicalization and their relationship with their progress towards early childhood education. The rationale for these referrals is that these children present behaviors that are said to be outside the standard of normality. This work is, therefore, a critical analysis of these processes. . Methodologically, qualitative research was used, through the analysis of the main field references, as well as the analysis of important normative documents: RCNEI, LDB, DCNs. The immediate effect of this is that many young children are being forwarded indiscriminately by parents, influenced by educators, to professionals of health. Research demonstrates that not all truths are said and done, but supported by a hegemonic vision. In the case of pathologizing the child, such conduct results in in treatments that individualize and stigmatize the student.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se dedicou a estudar a medicalização do comportamento infantil tendo como referências a situação da educação infantil. A hipótese desta pesquisa defende que quando a educação inclusiva é colonizada pelas práticas de medicalização da vida e das condutas, em vez de colaborar com socialização e desenvolvimento, pode ser muito mais um meio de enquadramento do comportamento e da sujeição das crianças. São objetivos desta proposta de pesquisa, de modo geral: analisar qual a relação entre a educação inclusiva e os processos de medicalização do comportamento infantil na escola. Quanto aos objetivos específicos buscamos: a) mostrar como a questão da inclusão está disposta nas políticas educacionais; b) apresentar como historicamente foi se constituindo o entendimento sobre o que é a medicalização da vida e c) analisar os limites da medicalização e sua relação com o seu avanço rumo a educação infantil. A justificativa para esses encaminhamentos é que essas crianças apresentam comportamentos ditos fora do padrão da normalidade. Este trabalho é, portanto, uma análise do ponto de vista crítico a esses processos. . Metodologicamente utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio da análise das principais referências do campo, assim como foi realizada a análise de importantes documentos normativos: RCNEI, LDB, DCNs. O efeito imediato disso é que muitas crianças pequenas estão sendo encaminhadas indiscriminadamente pelos pais, influenciados pelos educadores, aos profissionais da saúde. A pesquisa demonstra que nem todas as verdades são ditas e acabadas, e sim respaldadas por uma visão hegemônica. No caso da patologização da criança, tal conduta resulta em tratamentos que individualizam e estigmatizam o aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edinalva Maria Ribeiro (2018206221350174@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-10T13:23:38Z No. of bitstreams: 1 TCC Edinalva Maria.pdf: 862435 bytes, checksum: a085eecbf032c75dd195dd5b66e745ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-10T18:08:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Edinalva Maria.pdf: 862435 bytes, checksum: a085eecbf032c75dd195dd5b66e745ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-10T18:08:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Edinalva Maria.pdf: 862435 bytes, checksum: a085eecbf032c75dd195dd5b66e745ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T18:09:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Edinalva Maria.pdf: 862435 bytes, checksum: a085eecbf032c75dd195dd5b66e745ab (MD5) Previous issue date: 2022-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Inclusãopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Edinalva Maria.pdfENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA842,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.