Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/383
Tipo: Dissertação
Título: EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CÂMPUS IPORÁ: O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ANÁLISE
Título(s) alternativo(s): Droupt on Youth and Adult Education in the Instituto Federal Goiano - Campus Iporá: The teaching of Mathematics in analysis
Autor(es): Campos, Elizete C.
Primeiro Orientador: Pires, Luciene L. de A
Primeiro Membro da Banca: Castro, Mad'Ana D. R. de
Segundo Membro da Banca: Souza, M. de Leigh
Resumo: Esta pesquisa apresenta o resultado da investigação realizada no Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo, Proeja, Câmpus Iporá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A pesquisa teve como foco investigar se a evasão ocorrida no referido curso estava relacionada, dentre outros fatores, ao ensino de Matemática. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio da aplicação de questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e entrevistas com gravação em áudio. Observou-se, nas respostas dos entrevistados, que a evasão escolar, além das questões de ordem socioeconômicas, tem-se como a principal dificuldade no processo ensino-aprendizagem. Os dados coletados indicaram um misto de fatores intra e extraescolares que podem contribuir para a decisão de evasão escolar. A disciplina de Matemática, que é o foco dessa análise, não se confirmou como um fator relevante na decisão do aluno em evadir-se do referido curso, porém foi identificada como uma das mais difíceis de aprendizado. Percebeu-se, nas falas dos ex-alunos, que o processo ensino-aprendizagem utilizado por alguns professores, não facilita o aprendizado dos conteúdos de algumas disciplinas. O desenvolvimento do produto educacional foi idealizado a partir dos resultados da pesquisa. Identificaram-se dificuldades no processo ensino-aprendizagem e falta de formação pedagógica específica para a EJA. A educação de jovens e adultos tem sido objeto de estudos e, acredita-se que esta pesquisa tem relevância social por abordar a questão da evasão como sendo um termômetro o qual indica a necessidade de um conjunto de ações, tanto política, quanto no âmbito escolar, para que o sujeito da EJA possa se apropriar de uma educação emancipadora. Essa educação deve oferecer uma formação humana nos fundamentos de uma escola que integre o sujeito em todos os contextos da sua vida na sociedade.
Abstract: This research presents the results of the research carried out in the Qualification Course in Administrative Assistant, Proeja, Câmpus Iporá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. The research had as focus to investigate if the dropout occurred in the mentioned course was related, among other factors, with the teaching of Mathematics. The applied methodology was qualitative in nature. The type of research was the case study, regarding the objectives, exploratory. Data were collected through the application of semistructured questionnaires with open and closed questions and interviews with audio recording. It was observed in respondents' answers that school dropout, besides socioeconomic issues, has the difficulties in the teaching-learning process. The data collected indicated a mix of intra and extracurricular factors that may contribute to the school dropout decision. The Mathematic , which is the focus of this analysis, was not confirmed as a relevant factor in the student's decision to dropout this course, but was identified as one of the most difficult to learn. It was noticed in ex-students' speeches that the teaching-learning process used by some teachers doesn’t facilitate the learning of the contents of some disciplines. The development of the educational product was idealized from the results of the research. It was identified difficulties in the teaching-learning process and lack of specific pedagogical training for the EJA. The education of youngsters and adults has been the object of studies and it is believed that this research has social relevance for addressing the issue of dropout as a thermometer which indicates the need for a set of actions, both political and school , so that the subject of the EJA can appropriate an emancipatory education. This education must offer a human formation in the foundations of a school that integrates the subject in all the contexts of his life in the society.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Evasão. Ensino de Matemática.
Youth and Adult Education. Professional Education. Dropout. Mathematics Teaching.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituição extra IF Goiano
Sigla da Instituição: Instituição extra IF Goiano
Campus: Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)
Programa/Curso: Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/383
Data do documento: 20-Set-2018
Aparece nas coleções:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Elizete_Costa_Campos_2018(.pdf1286kb)[1].pdfhttps://www.ifg.edu.br/attachments/article/1279/Dissertacao_Elizete_Costa_Campos_2018(.pdf1286kb).pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Dissertação.pdf276,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.