Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pires, Luciene L. de A-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794784T2pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Mad'Ana D. R. de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261123Y7pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, M. de Leigh-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427397Z6pt_BR
dc.creatorCampos, Elizete C.-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264285U5pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-16T10:10:15Z-
dc.date.available2019-05-16T10:10:15Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/383-
dc.description.abstractThis research presents the results of the research carried out in the Qualification Course in Administrative Assistant, Proeja, Câmpus Iporá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. The research had as focus to investigate if the dropout occurred in the mentioned course was related, among other factors, with the teaching of Mathematics. The applied methodology was qualitative in nature. The type of research was the case study, regarding the objectives, exploratory. Data were collected through the application of semistructured questionnaires with open and closed questions and interviews with audio recording. It was observed in respondents' answers that school dropout, besides socioeconomic issues, has the difficulties in the teaching-learning process. The data collected indicated a mix of intra and extracurricular factors that may contribute to the school dropout decision. The Mathematic , which is the focus of this analysis, was not confirmed as a relevant factor in the student's decision to dropout this course, but was identified as one of the most difficult to learn. It was noticed in ex-students' speeches that the teaching-learning process used by some teachers doesn’t facilitate the learning of the contents of some disciplines. The development of the educational product was idealized from the results of the research. It was identified difficulties in the teaching-learning process and lack of specific pedagogical training for the EJA. The education of youngsters and adults has been the object of studies and it is believed that this research has social relevance for addressing the issue of dropout as a thermometer which indicates the need for a set of actions, both political and school , so that the subject of the EJA can appropriate an emancipatory education. This education must offer a human formation in the foundations of a school that integrates the subject in all the contexts of his life in the society.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o resultado da investigação realizada no Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo, Proeja, Câmpus Iporá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A pesquisa teve como foco investigar se a evasão ocorrida no referido curso estava relacionada, dentre outros fatores, ao ensino de Matemática. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio da aplicação de questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e entrevistas com gravação em áudio. Observou-se, nas respostas dos entrevistados, que a evasão escolar, além das questões de ordem socioeconômicas, tem-se como a principal dificuldade no processo ensino-aprendizagem. Os dados coletados indicaram um misto de fatores intra e extraescolares que podem contribuir para a decisão de evasão escolar. A disciplina de Matemática, que é o foco dessa análise, não se confirmou como um fator relevante na decisão do aluno em evadir-se do referido curso, porém foi identificada como uma das mais difíceis de aprendizado. Percebeu-se, nas falas dos ex-alunos, que o processo ensino-aprendizagem utilizado por alguns professores, não facilita o aprendizado dos conteúdos de algumas disciplinas. O desenvolvimento do produto educacional foi idealizado a partir dos resultados da pesquisa. Identificaram-se dificuldades no processo ensino-aprendizagem e falta de formação pedagógica específica para a EJA. A educação de jovens e adultos tem sido objeto de estudos e, acredita-se que esta pesquisa tem relevância social por abordar a questão da evasão como sendo um termômetro o qual indica a necessidade de um conjunto de ações, tanto política, quanto no âmbito escolar, para que o sujeito da EJA possa se apropriar de uma educação emancipadora. Essa educação deve oferecer uma formação humana nos fundamentos de uma escola que integre o sujeito em todos os contextos da sua vida na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizete Costa Campos (elizete.campos@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-16T04:01:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Elizete_Costa_Campos_2018(.pdf1286kb)[1].pdf: 1316767 bytes, checksum: d1d91e58d4977849d0205530ece139d9 (MD5) TCAE_Dissertação.pdf: 283095 bytes, checksum: d3ecb883f79ca62e9c105ede7482fc8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-16T10:09:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Elizete_Costa_Campos_2018(.pdf1286kb)[1].pdf: 1316767 bytes, checksum: d1d91e58d4977849d0205530ece139d9 (MD5) TCAE_Dissertação.pdf: 283095 bytes, checksum: d3ecb883f79ca62e9c105ede7482fc8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-16T10:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Elizete_Costa_Campos_2018(.pdf1286kb)[1].pdf: 1316767 bytes, checksum: d1d91e58d4977849d0205530ece139d9 (MD5) TCAE_Dissertação.pdf: 283095 bytes, checksum: d3ecb883f79ca62e9c105ede7482fc8f (MD5) Previous issue date: 2018-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.programInstituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Evasão. Ensino de Matemática.pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education. Professional Education. Dropout. Mathematics Teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CÂMPUS IPORÁ: O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ANÁLISEpt_BR
dc.title.alternativeDroupt on Youth and Adult Education in the Instituto Federal Goiano - Campus Iporá: The teaching of Mathematics in analysispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Elizete_Costa_Campos_2018(.pdf1286kb)[1].pdfhttps://www.ifg.edu.br/attachments/article/1279/Dissertacao_Elizete_Costa_Campos_2018(.pdf1286kb).pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Dissertação.pdf276,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.