Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3821
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PANORAMA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO BRASIL NA ESFERA PÚBLICA
Autor(es): Fonseca, Magda Cristina Martins
Primeiro Orientador: Martins, Marccus Victor Almeida
Primeiro Membro da Banca: Cunha, Thiago Ferreira da
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Jocélia Pereira de Carvalho
Resumo: é fácil perceber que a ciência natural está presente no cotidiano do ser humano. Essa percepção fica muito mais evidente com o desenvolvimento tecnológico. Dentro dessa visão, essa percepção deve ser estimulada ainda dentro dos estudos em nível de ensino fundamental, conforme preconiza os Parâmetros Curriculares das Ciências Naturais. Nesse sentido, este trabalho teve como foco realizar um levantamento na forma de busca ativa de instituições de ensino superior que detêm a formação do licenciado em Ciências Naturais e terminologias similares através da plataforma E-MEC. Almejou-se saber se a proposição desse licenciado ainda continua crescendo no país. Além disso, utilizou-se duas escolas públicas do município de Catalão-Goiás como amostras para entender, na visão dos estudantes, como está sendo o ensino da disciplina ou do componente de Ciências no Ensino Fundamental II, o ensino de Ciências no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental II pode ser aprimorado por meio de abordagens que promovem a contextualização, a aprendizagem ativa, a integração de tecnologia, a interdisciplinaridade, o pensamento crítico e a formação contínua dos professores. Os resultados alcançados demonstraram que os alunos de duas escolas, A e B, pertencentes ao 6º e 9º ano, demonstram bastante interesse na disciplina de Ciências. No entanto, alguns fatores como fragmentação curricular, falta da formação dos professores, abordagem teórica projetada, dentre outros, acabam não sendo favoráveis a uma visão unificada dessa disciplina. Palavras-chave: Ciências Naturais, Ciências da Natureza, Busca-Ativa.
Abstract: It is easy to see that natural science is present in the daily life of human beings. This perception becomes much more evident with the development of scientific knowledge combined with technological development. Within this vision, this perception should be stimulated even within studies at the elementary school level, as advocated by the Curriculum Parameters of Natural Sciences. In this sense, this work focused on carrying out a survey in the form of an active search for higher education institutions that hold the training of the graduate in Natural Sciences and similar terminologies through the E-MEC platform. It was aimed to know if the proposition of this licensee is still growing in the country. In addition, two public schools in the municipality of Catalão-Goiás were used as samples to understand, in the view of the students, how the teaching of the discipline or the component of Science in Elementary School II is going, the teaching of Science in Elementary School II can be improved through approaches that promote contextualization, active learning, technology integration, interdisciplinarity, critical thinking and continuous teacher training. The achieved results demonstrated that the students of two schools A and B, belonging to the 6th and 9th grade, demonstrate a lot of interest in the discipline of Sciences. However, some factors such as curricular fragmentation, lack of teacher training, projected theoretical approach, among others, end up not being favorable to a unified vision of this discipline. Keywords: Natural Sciences. Nature Sciences. Active-Search.
Palavras-chave: Ciências da Natureza
Ciências Naturais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Catalão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3821
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Magda_Final_finalizado.pdfTCC-Final-Magda Fonseca2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.