Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Marccus Victor Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449440198423893pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Thiago Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0949939753557618pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Jocélia Pereira de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5885886578616571pt_BR
dc.creatorFonseca, Magda Cristina Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515355258575375pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-08T19:19:57Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-08-08T19:19:57Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3821-
dc.description.abstractIt is easy to see that natural science is present in the daily life of human beings. This perception becomes much more evident with the development of scientific knowledge combined with technological development. Within this vision, this perception should be stimulated even within studies at the elementary school level, as advocated by the Curriculum Parameters of Natural Sciences. In this sense, this work focused on carrying out a survey in the form of an active search for higher education institutions that hold the training of the graduate in Natural Sciences and similar terminologies through the E-MEC platform. It was aimed to know if the proposition of this licensee is still growing in the country. In addition, two public schools in the municipality of Catalão-Goiás were used as samples to understand, in the view of the students, how the teaching of the discipline or the component of Science in Elementary School II is going, the teaching of Science in Elementary School II can be improved through approaches that promote contextualization, active learning, technology integration, interdisciplinarity, critical thinking and continuous teacher training. The achieved results demonstrated that the students of two schools A and B, belonging to the 6th and 9th grade, demonstrate a lot of interest in the discipline of Sciences. However, some factors such as curricular fragmentation, lack of teacher training, projected theoretical approach, among others, end up not being favorable to a unified vision of this discipline. Keywords: Natural Sciences. Nature Sciences. Active-Search.pt_BR
dc.description.resumoé fácil perceber que a ciência natural está presente no cotidiano do ser humano. Essa percepção fica muito mais evidente com o desenvolvimento tecnológico. Dentro dessa visão, essa percepção deve ser estimulada ainda dentro dos estudos em nível de ensino fundamental, conforme preconiza os Parâmetros Curriculares das Ciências Naturais. Nesse sentido, este trabalho teve como foco realizar um levantamento na forma de busca ativa de instituições de ensino superior que detêm a formação do licenciado em Ciências Naturais e terminologias similares através da plataforma E-MEC. Almejou-se saber se a proposição desse licenciado ainda continua crescendo no país. Além disso, utilizou-se duas escolas públicas do município de Catalão-Goiás como amostras para entender, na visão dos estudantes, como está sendo o ensino da disciplina ou do componente de Ciências no Ensino Fundamental II, o ensino de Ciências no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental II pode ser aprimorado por meio de abordagens que promovem a contextualização, a aprendizagem ativa, a integração de tecnologia, a interdisciplinaridade, o pensamento crítico e a formação contínua dos professores. Os resultados alcançados demonstraram que os alunos de duas escolas, A e B, pertencentes ao 6º e 9º ano, demonstram bastante interesse na disciplina de Ciências. No entanto, alguns fatores como fragmentação curricular, falta da formação dos professores, abordagem teórica projetada, dentre outros, acabam não sendo favoráveis a uma visão unificada dessa disciplina. Palavras-chave: Ciências Naturais, Ciências da Natureza, Busca-Ativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Magda Cristina Martins Fonseca (magda.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-07T18:34:27Z No. of bitstreams: 1 (2) Marccus Tcc agosto 23.html: 185243 bytes, checksum: ab6a20602d1ef6fce9d55219a660d2e0 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MAGDA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: não conseguimos abrir o arquivo de sua submissão, por estar em formato desconhecido e/ou corrompido, o que impede a sua abertura e download. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-08-07T23:54:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Magda Cristina Martins Fonseca (magda.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-08T17:23:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_Magda_Final_finalizado.pdf: 2356887 bytes, checksum: c20e0f93d7c10badbffa802f1bae05f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-08T19:19:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Magda_Final_finalizado.pdf: 2356887 bytes, checksum: c20e0f93d7c10badbffa802f1bae05f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T19:19:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Magda_Final_finalizado.pdf: 2356887 bytes, checksum: c20e0f93d7c10badbffa802f1bae05f2 (MD5) Previous issue date: 2023-06-05en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePANORAMA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO BRASIL NA ESFERA PÚBLICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Magda_Final_finalizado.pdfTCC-Final-Magda Fonseca2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.