Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3819
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: COMO INTEGRAR COM OUTRAS ÁREAS
Autor(es): Santos, Sarah Pereira dos
Primeiro Orientador: Martins, Marccus Victor de Almeida
Resumo: O presente trabalho tem como área de estudo as reformas que estão em tramitação no ensino médio com a Lei n.º 13.415/2017, com o enfoque nas mudanças que devem ocorrer dentro da disciplina de química. De modo geral, tem como objetivo compreender se os alunos e professores de turmas do ensino médio de escolas estaduais, localizadas na cidade de Catalão-GO estão de acordo com tais mudanças e se as acatam. De modo específico, buscou-se entender se as alterações propostas pela Lei impactam na qualidade do ensino de química dentro do ensino médio, além de observar se está ocorrendo a interdisciplinaridade entre química/física/biologia. Nesse contexto, os resultados levantados por meio dos formulários aplicados nas escolas A e B levam a entender que o Novo Ensino Médio necessita de reflexões e melhorias na forma que está sendo implementado. Como ficou evidente a ausência da integralização entre as disciplinas de química/física/biologia, propôs-se aqui percursos e estratégias de como construir propostas de projetos integradores dentro do ensino médio envolvendo as disciplinas de química, física e biologia.
Abstract: This work has as its area of study the reforms that are underway in high school with the Law No. 13.415/2017, focusing on the changes that should occur within the subject of chemistry. In general, it aims to understand whether students and teachers of high school classes in state schools located in the city of Catalão-GO agree with such changes and whether they accept them. Specifically, we sought to understand if the changes proposed by the Law impact on the quality of teaching chemistry in high schools, as well as to observe if interdisciplinarity between chemistry/physics/biology is occurring. In this context, the results obtained through the forms applied in schools A and B lead us to understand that the New High School requires reflection and improvement in the way it is being implemented. Since the lack of integration between the disciplines of chemistry/physics/biology was evident, we propose here paths and strategies on how to build proposals for integrative projects within high school involving the disciplines of chemistry, physics, and biology.
Palavras-chave: Mudanças;
Novo Ensino Médio;
Reforma
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Catalão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3819
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc _ Sarah Pereira dos Santos.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.