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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO IF GOIANO – CAMPUS AVANÇADO CATALÃO
Autor(es): Morais, Vanessa Fernandes de Aquino e
Primeiro Orientador: Santana, Alex Tristão de
Resumo: Promover a educação inclusiva envolve adotar medidas com a finalidade de trazer os alunos com necessidades educacionais específicas às escolas regulares. Sendo assim, é função da escola adequar o espaço e a proposta pedagógica aos estudantes, que demandam qualquer tipo de atendimento específico. Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) envolvendo um aluno com deficiência intelectual dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Goiano – Campus Avançado Catalão. Como objetivo específico foi colocado a relevância do estudo dos Regimentos do IF Goiano - Campus Avançado Catalão sobre educação inclusiva; e a análise do Plano Educacional Individualizado (PEI) do estudante com deficiência intelectual, juntamente com a verificação da abordagem do ensino de Ciências presente neste documento; assim como, a verificação da realização das adaptações curriculares e das práticas pedagógicas implementadas para o melhor desenvolvimento desse aluno. Como metodologia de investigação científica adotou-se a revisão bibliográfica e a análise documental. Com isso, os resultados alcançados pela pesquisa mostraram que no IF Goiano - Campus Avançado Catalão o ensino de Ciências Naturais para estudantes com deficiência intelectual e o processo de inclusão escolar ocorre a partir de diferentes estratégias, como o planejamento educacional individualizado, realização de adaptações pedagógicas, organização de flexibilização curricular, entre outras.
Abstract: Promoting inclusive education involves taking measures to bring students with specific educational needs into mainstream schools. Therefore, it is the function of the school to adapt the space and the pedagogical proposal to the students, who demand any type of specific assistance. This work aims to investigate the teaching and learning process of Natural Sciences (Biology, Chemistry and Physics) involving a student with intellectual disabilities from technical courses integrated into high school at IF Goiano – Campus Advanced Catalão. As a specific objective, the relevance of the study of the Regiments of the IF Goiano - Campus Advanced Catalão on inclusive education was placed; and the analysis of the Individualized Educational Plan (IEP) of students with intellectual disabilities, together with the verification of the approach to Science teaching present in this document; as well as the verification of the realization of curricular adaptations and pedagogical practices implemented for the better development of this student. As a scientific investigation methodology, a bibliographic review and document analysis were adopted. With this, the results achieved by the research showed that at the IF Goiano - Campus Advanced Catalão, the teaching of Natural Sciences for students with intellectual disabilities and the process of school inclusion occurs from different strategies, such as individualized educational planning, carrying out pedagogical adaptations, organization of curriculum flexibility, among others.
Palavras-chave: Ensino de Ciências Naturais
Inclusão Escolar
Deficiência Intelectual
Plano Educacional Individualizado (PEI).
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Catalão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3817
Data do documento: 3-Jul-2023
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