Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Alex Tristão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261883Y8&tokenCaptchar=03ADUVZwCjbiBusMZGi5qrbI27PkQdyJIUf1-UTvhvWCM6XAnX4cbY_STTAmT0G7HHGKNVbiTRGDnUq4ggnayEmDT3h0dHkX776iwlugiLGqG02iLFB0PCmUGJvDEmQqrsEqf5VCS6gaWP6wRvuLr2jWQJi7NE5cBOyQmjIO-WNTODEbh8ONXA4IRKuFAd5lTpXifQphpfWOm6qK3nqUefauMa-ysaujGT3UjVcBhGgem4fsqF-UKnyUYEwVyL7QWEsDptgj9qsH6aJmfNEl8rrifgqde0kGRwvEsszpqyM8G5WyL-fi8vXmh0hJ2D4B9fV3dMagxIAJl4nxzY-aSA-a_r8WlFxVzELWUkGZfpkJPiFXzbwQfJR4e2ktgT7ttVbj8d6-Pm_fHclJEtLipV62pFMwQDIXOsZYmUbfvplIz2nMcNfh_79h0jrzrsaBXegOnDY9au-eNcajQrCnD5P0dBlvQLWxUv8SFfWGuY2F3abDUWW1HrdzAEHiAE6musVp1cSDR_NBiRMn21XnDQ_OBDowYem2Jc8PZ5ijMGONOIx11-NIJdDzApt_BR
dc.creatorMorais, Vanessa Fernandes de Aquino e-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717107P6&tokenCaptchar=03ADUVZwAsLR9zBi91OwLCFb2WCpBt7FDLjl2hHtYw23fnlQTckibsiiU5MhGXG4LI69ob_zkrYb_wQ8IMhS2E_WLL6QX0uSgXiHQ6gd6pFp4ksh5V6rMCFXaRFEd-FMeZmxXNczspH0zOAqGlEQlQSGXlAyROSDNirD6Qm1Q1BURplTpyr0Tv7wCALg84tSWcHfjSdwPHP6Lp585Sf64eMIY32KahgBBPmdlT-f56L2_5WunYLonj0UGz8_hTwS0H5BtntBa7vYn9H_hNCAw5MrfhmZvRqkB7NdXM2WT_FtgFJEwXoVcv8-VdGjp5ngcTYldrGVbmJ4HaZFyOeNNXyR2o1h-7_NPh2PDbFf9CQnib9cEYUhm6nojY-tMO-_Df2_Gu2YVS3U9S5y_qpegJ0sx4JJ3Bg29PNNkygJuPnksxcWmcX13B3XviczWuPas7HNLwhOY7PlrYFDR8B59NJT4yTOpRQbKlAnYC5tEt4o3ttTlXpQVm0uEHTMkdgnvh1scX6C0upf9OTUbjTEgTLzGJGVR2Ps2G1Z_9Lvxs4t-wK6NrRz-U8aUpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-08T15:17:42Z-
dc.date.available2023-08-03-
dc.date.available2023-08-08T15:17:42Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3817-
dc.description.abstractPromoting inclusive education involves taking measures to bring students with specific educational needs into mainstream schools. Therefore, it is the function of the school to adapt the space and the pedagogical proposal to the students, who demand any type of specific assistance. This work aims to investigate the teaching and learning process of Natural Sciences (Biology, Chemistry and Physics) involving a student with intellectual disabilities from technical courses integrated into high school at IF Goiano – Campus Advanced Catalão. As a specific objective, the relevance of the study of the Regiments of the IF Goiano - Campus Advanced Catalão on inclusive education was placed; and the analysis of the Individualized Educational Plan (IEP) of students with intellectual disabilities, together with the verification of the approach to Science teaching present in this document; as well as the verification of the realization of curricular adaptations and pedagogical practices implemented for the better development of this student. As a scientific investigation methodology, a bibliographic review and document analysis were adopted. With this, the results achieved by the research showed that at the IF Goiano - Campus Advanced Catalão, the teaching of Natural Sciences for students with intellectual disabilities and the process of school inclusion occurs from different strategies, such as individualized educational planning, carrying out pedagogical adaptations, organization of curriculum flexibility, among others.pt_BR
dc.description.resumoPromover a educação inclusiva envolve adotar medidas com a finalidade de trazer os alunos com necessidades educacionais específicas às escolas regulares. Sendo assim, é função da escola adequar o espaço e a proposta pedagógica aos estudantes, que demandam qualquer tipo de atendimento específico. Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) envolvendo um aluno com deficiência intelectual dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Goiano – Campus Avançado Catalão. Como objetivo específico foi colocado a relevância do estudo dos Regimentos do IF Goiano - Campus Avançado Catalão sobre educação inclusiva; e a análise do Plano Educacional Individualizado (PEI) do estudante com deficiência intelectual, juntamente com a verificação da abordagem do ensino de Ciências presente neste documento; assim como, a verificação da realização das adaptações curriculares e das práticas pedagógicas implementadas para o melhor desenvolvimento desse aluno. Como metodologia de investigação científica adotou-se a revisão bibliográfica e a análise documental. Com isso, os resultados alcançados pela pesquisa mostraram que no IF Goiano - Campus Avançado Catalão o ensino de Ciências Naturais para estudantes com deficiência intelectual e o processo de inclusão escolar ocorre a partir de diferentes estratégias, como o planejamento educacional individualizado, realização de adaptações pedagógicas, organização de flexibilização curricular, entre outras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Fernandes de Aquino e Morais (vanessa.morais@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-08T13:38:26Z No. of bitstreams: 1 Final artigo 07 08 2023.pdf: 523865 bytes, checksum: b8ab606756728dfcf8dae46dbedf5f7a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-08T15:14:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Final artigo 07 08 2023.pdf: 523865 bytes, checksum: b8ab606756728dfcf8dae46dbedf5f7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T15:17:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Final artigo 07 08 2023.pdf: 523865 bytes, checksum: b8ab606756728dfcf8dae46dbedf5f7a (MD5) Previous issue date: 2023-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectPlano Educacional Individualizado (PEI).pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO IF GOIANO – CAMPUS AVANÇADO CATALÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Vanessa Fernandes de Aquino e Morais.pdf511,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.