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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: QUÍMICA VERDE ME PROL DO MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE AULA PRÁTICA PARA ENSINO MÉDIO
Autor(es): Silva, Michele
Primeiro Orientador: Martins, Marccus
Primeiro Membro da Banca: Sousa, Priscila
Segundo Membro da Banca: Guimarães, Anicézio
Terceiro Membro da Banca: Martins, Marccus
Resumo: A química verde é um segmento da química que se detém a atenuar ou acabar com o uso de substâncias poluidoras, bem como recuperar a qualidade do meio ambiente. Com o crescente avanço industrial a química se tornou uma ciência chave para aumento das cadeias produtivas e consequentemente suprir as demandas da população. Porém, o aumento do uso de produtos químicos gera resíduos tóxicos, poluição e degradação, para o meio ambiente. Diante deste problema, o grande desafio da química verde é apresentar processos alternativos de maneira a conscientizar governos, população e indústrias sobre a importância das tecnologias limpas voltadas para geração de menos resíduos e poluentes, bem como a utilização de reagentes alternativos e renováveis. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em fazer uma revisão teórica sobre o surgimento da Química Verde abordando trabalhos já publicados sobre o tema. Nesse sentido, foram aplicados formulários com questões básicas sobre a temática da química verde e roteiro prático experimental em uma turma de ensino médio de uma escola pública do município de Catalão/Go. Especificamente, foi realizada uma aula prática de determinação de pH ácido/básico de substâncias caseiras, utilizando o extrato do repolho roxo como indicador natural desses meios. Com isso, foram introduzidos de forma teórica e experimental os princípios da química verde de maneira a conscientizar os alunos do ensino médio, a preservação do meio ambiente.
Abstract: The green chemistry is a segment of chemistry that focuses on mitigating or ending the use of polluting substances, as well as recovering the quality of the environment. With the growing industrial advance, chemistry has become a key science for increasing production chains and consequently meeting the demands of the population. However, the increased use of chemical products generates toxic residues, pollution, degradation, for the environment. Faced with this problem, the great challenge of green chemistry is to present alternative processes in order to make governments, population, industry aware of the importance of clean technologies aimed at generating less waste and pollutants, as well as the use of alternative and renewable reagents. Thus, the objective of this work is to carry out a theoretical review on the emergence of green chemistry, approaching works already published on the subject. In addition, a form with basic questions on the theme of green chemistry and a practical experimental script were applied to a high school class at a public school in the municipality of Catalão-Goiás. Specifically, a practical class was held to determine the acid/base pH of household substances using red cabbage extract as a natural indicator of these media. With this, we sought to introduce, theoretically and experimentally, the principles of green chemistry in order to raise awareness of the preservation of the environment.
Palavras-chave: Química verde
Green Chemistry
Sustentabilidade
Sustainability
Poluição
Pollution
Meio Ambiente
Environment
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Catalão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3809
Data do documento: 7-Ago-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

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