Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Marccus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449440198423893pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Priscila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0837706800685572pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Anicézio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804498411718314pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Marccus-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449440198423893pt_BR
dc.creatorSilva, Michele-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7222679572785128pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:47:10Z-
dc.date.available2023-08-07-
dc.date.available2023-08-07T13:47:10Z-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3809-
dc.description.abstractThe green chemistry is a segment of chemistry that focuses on mitigating or ending the use of polluting substances, as well as recovering the quality of the environment. With the growing industrial advance, chemistry has become a key science for increasing production chains and consequently meeting the demands of the population. However, the increased use of chemical products generates toxic residues, pollution, degradation, for the environment. Faced with this problem, the great challenge of green chemistry is to present alternative processes in order to make governments, population, industry aware of the importance of clean technologies aimed at generating less waste and pollutants, as well as the use of alternative and renewable reagents. Thus, the objective of this work is to carry out a theoretical review on the emergence of green chemistry, approaching works already published on the subject. In addition, a form with basic questions on the theme of green chemistry and a practical experimental script were applied to a high school class at a public school in the municipality of Catalão-Goiás. Specifically, a practical class was held to determine the acid/base pH of household substances using red cabbage extract as a natural indicator of these media. With this, we sought to introduce, theoretically and experimentally, the principles of green chemistry in order to raise awareness of the preservation of the environment.pt_BR
dc.description.resumoA química verde é um segmento da química que se detém a atenuar ou acabar com o uso de substâncias poluidoras, bem como recuperar a qualidade do meio ambiente. Com o crescente avanço industrial a química se tornou uma ciência chave para aumento das cadeias produtivas e consequentemente suprir as demandas da população. Porém, o aumento do uso de produtos químicos gera resíduos tóxicos, poluição e degradação, para o meio ambiente. Diante deste problema, o grande desafio da química verde é apresentar processos alternativos de maneira a conscientizar governos, população e indústrias sobre a importância das tecnologias limpas voltadas para geração de menos resíduos e poluentes, bem como a utilização de reagentes alternativos e renováveis. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em fazer uma revisão teórica sobre o surgimento da Química Verde abordando trabalhos já publicados sobre o tema. Nesse sentido, foram aplicados formulários com questões básicas sobre a temática da química verde e roteiro prático experimental em uma turma de ensino médio de uma escola pública do município de Catalão/Go. Especificamente, foi realizada uma aula prática de determinação de pH ácido/básico de substâncias caseiras, utilizando o extrato do repolho roxo como indicador natural desses meios. Com isso, foram introduzidos de forma teórica e experimental os princípios da química verde de maneira a conscientizar os alunos do ensino médio, a preservação do meio ambiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michele Camargo da Silva (michele.camargo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-07T12:37:45Z No. of bitstreams: 1 TCC-Michele_FINALIZADO.pdf: 1295696 bytes, checksum: a07a47ff3f8e0b5c625bc63f2364dd05 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-07T13:28:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-Michele_FINALIZADO.pdf: 1295696 bytes, checksum: a07a47ff3f8e0b5c625bc63f2364dd05 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-07T13:47:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-Michele_FINALIZADO.pdf: 1295696 bytes, checksum: a07a47ff3f8e0b5c625bc63f2364dd05 (MD5) Previous issue date: 2023-08-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, F. A.; MENDES, R. M.; LEITE, C. N.; ALVES, A. G. T.; BROCENSCHI, R. F.; CANOBRE, S. C.; Proposta e Aplicação de um Experimento Investigativo para a Construção de Curvas de Titulação com Extrato de Repolho Roxo Revista Virtual de Química, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 68-83, 2023. Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ). http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20220098. ANASTAS, P. T.; WARNEr, J. C.; Green Chemistry: Theory and Practice, Oxford University Press: Great Britain, 2000. DE LIMA, V. A.; BATTAGGIA, M; GUARACHO, A. e INFANTE, A. Demonstração do efeito tampão de comprimidos efervescentes com extrato de repolho roxo. Química Nova na Escola, n.1, p. 33-34, 1995. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/exper2.pdf>. Acesso em: 23 abril. 2023. FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Indicador ácido-base com repolho roxo. Disponível em: https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/indicador-acido-base-com-repolho-roxo.htm. Acesso em: 29 abr. 2023. Leonardão, J.E.; Freitag, A. R.; Batista, F.C.A.; Dabdoub, J.M.; Silveira, C. C.; GREEN CHWMISTRY- OS 12 PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERD E SUA INSERÇÃO NAS ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA - Química Nova, Vol. 26, No. 1.123-129, 2003. PRADO, Rafael Maciel Sousa et al. A importância da experimentação para o ensino-aprendizagem da química: o repolho roxo como indicador ácido-base para verificação de ph com estudantes do ensino médio público. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58422>. Acesso em: 29/04/2023 18:33. SANDRI, M. C. M.; SANTIN FILHO, O. Análise da verdura química de experimentos propostos para o ensino médio. Actio, v. 2, n. 2, p. 97-118, 2017. SILVA, J.; SILVA, A.; ANTERO, R. V.; BORGES, E. ESTUDO DA EFICÁCIA DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, [S. l.], v. 5, n. 7, 2009. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4865. Acesso em: 15 abr. 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica verdept_BR
dc.subjectGreen Chemistrypt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectPollutionpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleQUÍMICA VERDE ME PROL DO MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE AULA PRÁTICA PARA ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Michele Camargo da Silva.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.