Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3806
Tipo: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO OMNILATERAL EM PERSPECTIVA: O JARDIM BOTÂNICO DO CAMPUS RIO VERDE DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO COMO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(es): Campos, Vanilda Maria
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira
Primeiro Membro da Banca: Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges
Segundo Membro da Banca: Gonçales, Claudecir
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida por meio do programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), insere-se na linha de pesquisa intitulada: Organização e memórias dos espaços educativos na educação profissional e tecnológica (EPT) e a justificativa parte de observações cotidianas vivenciadas no ambiente de trabalho dentro do Campus Rio Verde do IF Goiano. Apreender e estudar a efetividade do projeto de Jardim Botânico do Campus Rio Verde do IF Goiano na constituição de um ambiente de ensino-aprendizagem na perspectiva da Formação Omnilateral foi o objetivo principal. Além disso, a problemática discute se o Jardim Botânico do Campus Rio Verde do IF Goiano pode ser utilizado como ambiente de ensino-aprendizagem na perspectiva da Formação Omnilateral? Como esta formação é vislumbrada pelos sujeitos da instituição que integram o curso técnico em agropecuária? O suporte teórico discute a educação e a sociedade de modo entrelaçado, crítico e transformador. A abordagem teórica/metodológica parte da concepção dialógica como contribuição, gerando, na educação, a emancipação e a consciência cidadã. Consoante ao processo de globalização proeminente no espaço geográfico, comumente caracterizado pela interligação/interação de práticas verificáveis tanto locais, como globalmente, nomeadamente nas suas vertentes econômica, política e social, para atingir o objetivo proposto e compreender a realidade do corte teórico, foram aplicados questionários aos estudantes do último ano (terceiro período) do curso técnico agropecuária do Campus Rio Verde do IF Goiano, o que equivale a 100% dos alunos presentes nas aulas e maiores de 18 anos, sendo levantados dados socioeconômicos, demográficos e didático-pedagógicos. O procedimento metodológico se alicerça numa abordagem de natureza qualitativa, mediante levantamento bibliográfico, seleção, coleta e análise de documentos oficiais do referido campus e a aplicação de questionário de pesquisa. Os questionários e as observações das aulas em campo sobre os processos produtivos impactam o meio ambiente, de modo a identificar os problemas e quais suportes teórico-práticos precisam ser desenvolvidos/mobilizados. As respostas atestam que o Jardim Botânico é um espaço que mobiliza diversas compreensões e estratégias sobre a conservação da biodiversidade, fatores climáticos, equilíbrio ambiental, dentre outras. Outrossim, destacam-se práticas pedagógicas diversas e a materialização de um Guia Prático, sugerido como um produto educacional, elaborado a partir das experiências formativas e didático-pedagógicas adquiridas no percurso formativo. Este produto está baseado nas pesquisas, a partir da perspectiva preconizada como Formação Omnilateral, que indica o Jardim Botânico do Campus Rio Verde do IF Goiano como potencial instrumento político-pedagógico na atuação dos docentes e/ou na assimilação e apropriação de conhecimentos por parte dos sujeitos envolvidos/beneficiados com suas práticas. O guia facilita o desenvolvimento de ações relacionadas à conservação ambiental desenvolvidas no Jardim Botânico, que se propõe como ambiente de ensino-aprendizagem na perspectiva da Formação Omnilateral dos estudantes, por intermédio da educação integral/integrada sugerida pela modalidade de Educação Profissional e Tecnológica como culminância da pesquisa. Palavras-chaves: EPT. Ensino-aprendizagem. Jardim Botânico. Formação Omnilateral.
Abstract: This research, conducted through the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), falls within the research line entitled: Organization and Memories of Educational Spaces in Professional and Technological Education (PTE), and its justification stems from everyday observations experienced in the work environment within the Rio Verde Campus of the IF Goiano. The main objective was to apprehend and study the effectiveness of the Botanical Garden project at the Rio Verde Campus of IF Goiano in establishing a teaching and learning environment from the perspective of Omnilateral Formation. Furthermore, the problem under consideration discusses whether the Botanical Garden of the Rio Verde Campus of IF Goiano can be used as a teaching and learning environment in the context of Omnilateral Formation. How is this formation envisioned by the individuals within the institution who are part of the technical agriculture program? The theoretical support intertwines education and society in a critical and transformative manner. The theoretical/methodological approach is rooted in a dialogical conception as a contribution, fostering emancipation and civic awareness within education. Amidst the prominent process of globalization within the geographical space, commonly characterized by the interconnection/interaction of verifiable practices both locally and globally, particularly in economic, political, and social aspects, to achieve the proposed objective and comprehend the theoretical framework, questionnaires were administered to final-year (third-semester) students in the agricultural technical program at the Rio Verde Campus of IF Goiano, representing 100% of the students attending classes and aged over 18. Socioeconomic, demographic, and didactic-pedagogical data were collected. The methodological procedure is grounded in a qualitative approach, involving literature review, selection, collection, and analysis of official documents from the aforementioned campus, as well as the application of a research questionnaire. The questionnaires and field class observations on the impact of productive processes on the environment were employed to identify problems and the theoretical-practical supports that need to be developed/mobilized. The responses affirm that the Botanical Garden is a space that engages various understandings and strategies related to biodiversity conservation, climatic factors, environmental balance, and more. Moreover, diverse pedagogical practices are highlighted, alongside the materialization of a Practical Guide, proposed as an educational product, derived from formative and didactic-pedagogical experiences gained during the educational journey. This product is based on research from the perspective advocated by Omnilateral Formation, which designates the Botanical Garden of the Rio Verde Campus of IF Goiano as a potential political-pedagogical instrument in the actions of educators and/or in the assimilation and acquisition of knowledge by the individuals involved/benefiting from its practices. The guide facilitates the development of actions related to environmental conservation undertaken within the Botanical Garden, positioned as a teaching and learning environment within the scope of Omnilateral Formation for students, through the comprehensive/integrated education suggested by the modality of professional and Technological Education, culminating in the research. Keywords: PTE. Teaching and Learning. Botanic Garden. Omnilateral Formation.
Palavras-chave: EPT
Ensino-aprendizagem
Jardim Botânico
Formação omnilateral
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3806
Data do documento: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_VANILDA MARIA CAMPOS_ProfEPT_27jun2023_versão pdf.pdfDissertação_VANILDA MARIA CAMPOS_ProfEPT_27jun2023_versão pdf.3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons