Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3797
Tipo: Dissertação
Título: APROFUNDANDO A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DO IF GOIANO CAMPUS CERES: IMPACTOS VIVIDOS POR EGRESSOS DE GUARINOS
Autor(es): Alves, Suelma dos Reis Pereira
Primeiro Orientador: Santiago, Léia Adriana da Silva
Primeiro Coorientador: Carvalho, Marco Antônio de
Primeiro Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira de
Segundo Membro da Banca: Frigotto, Gaudêncio Gaudêncio
Resumo: Desde a sua constituição no ano de 2008, os Institutos Federais (IFs) vêm expandindo o número de cursos e vagas na Educação Profissional, promovendo o desenvolvimento local, regional, na perspectiva de interiorização da Rede Federal. Sua função social se centraliza em viabilizar a inserção social e cultural dos jovens da classe trabalhadora, possibilitando uma formação humana integral, emancipatória e contribuindo na diminuição das desigualdades sociais. Com base nessa perspectiva da interiorização e da inclusão dos jovens dos pequenos municípios que se localizam distantes do IF, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a inserção dos alunos do município de Guarinos no Ensino Médio Integrado (EMI) e nos cursos técnicos do IF Goiano – Campus Ceres. Do ponto de vista metodológico, o estudo feito teve a abordagem qualitativa e foi construído em quatro capítulos. No primeiro, foram discutidos os conceitos que fundamentaram o estudo: educação, trabalho, expansão e interiorização dos IFs, e formação humana integral, com destaque para as formulações teórico-conceituais desenvolvidas por Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos. No segundo capítulo, é apresentada a revisão bibliográfica que foi feita nas Plataformas EduCapes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), analisando dissertações sobre a expansão, a interiorização dos IFs. O terceiro capítulo corresponde à pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental desenvolveu-se por meio de tabelas e gráficos que comprovaram quais são os municípios atendidos pela instituição e as origens das moradias dos estudantes que residem no alojamento da instituição e, por fim, na pesquisa de campo, aconteceram as entrevistas com três gestores do IF Goiano Campus Ceres, a gestora municipal de Educação de Guarinos, os dois egressos e o estudante do EMI e a técnica de grupo focal com os quatro egressos dos cursos técnicos subsequentes. Após a coleta dos dados, realizou-se a triangulação com os conceitos discutidos na introdução e levantamento bibliográfico, criando as categorias de acordo com os objetivos propostos pela pesquisa. Inicia-se a contextualização da discussão e o desvelamento dos dados obtidos a partir das narrativas elaboradas pelos alunos matriculados e os egressos, gestores/dirigentes do IF Goiano – Campus Ceres e do município de Guarinos (GO). Argumenta-se sobre a importância do campus para o desenvolvimento do Vale São Patrício, abordam-se as vantagens e as vivências nos cursos técnicos, as dificuldades para se estudar no campus, os motivos dos jovens de Guarinos não participarem dos processos seletivos e as principais mudanças ocorridas em suas vidas após a conclusão do curso técnico. São apresentadas todas as etapas da contrução e validação do documentário: Histórias e vitórias na EPT: narrativas de caminhadas pelos cursos técnicos do IF Goiano – Campus Ceres. O Estudo comprovou o pressuposto da pesquisa, pois uma das maiores dificuldades para se cursar um curso técnico no Campus Ceres é o fato de ter que mudar de cidade, falta divulgação nas escolas estaduais de Guarinos dos cursos, conhecimento dos beneficios que podem ser adquiridos por meio da assistência estudantil, faltam informações a respeito da qualidade dos cursos ofertados na instituição.
Abstract: Since its constitution in 2008, the Federal Institutes (FIs) have been expanding the number of courses and vacancies in Professional Education, promoting local and regional development in the perspective of internalization of the Federal Network. Its social function is centered on enabling the social and cultural insertion of young people from the working class, enabling an integral, emancipatory human formation and contributing to the reduction of social inequalities. Based on this perspective of interiorization and inclusion of young people from small municipalities that are located far from the FI, the general goal of this research is to investigate the insertion of students from the municipality of Guarinos in Integrated High School (IHS) and in technical courses at the Goiano FI – Campus Ceres. From the methodological point of view, the study carried out had a qualitative approach and was built in four chapters. In the first, the concepts that supported the study were discussed: education, work, expansion and internalization of the FIs, and integral human formation, highlighting the conceptual-theoretical formulations developed by Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta and Marise Ramos. The second chapter presents the bibliographic review that was carried out on the platforms EduCapes and Digital Library of Theses and Dissertations (DLTD), analyzing dissertations on the expansion and internalization of FIs. The third chapter corresponds to documentary and field research. The documentary research was developed through tables and graphs that proved which are the municipalities served by the institution, and the origins of the housing of the students who reside in the institution's accommodation, and finally in the field research, interviews with three managers of the Goiano FI Campus took place. Ceres, the municipal education manager of Guarinos, the two graduates and the IHS student and the focus group technique with the four graduates of subsequent technical courses. After the data collection a triangulation with the concepts discussed in the Introduction was made, and a bibliographic survey creating categories according to the objectives proposed by the research. The contextualization and unveiling of the data obtained through the narratives ellaborated by the enrolled and graduated students and managers of Goiano FI - Campus Ceres and the city of Guarinos (GO). It argues about the importance of the campus for the development of São Patrício Valley, addresses the advantages and experiences in technical courses, the difficulties of studying on campus, the reasons why young people from Guarinos do not participate in the selection processes, and the main changes that have occurred in their lives after completing the technical course. All stages of the construction and validation of the documentary are presented: Stories and victories at the EPT: narratives of walks through the technical courses of Goiano FI – Campus Ceres. The study confirmed the assumption of the research, since one of the greatest difficulties to attend a technical course at Campus Ceres is the fact of having to change cities, lack of dissemination in the state schools of Guarinos of the courses, lack of knowledge of the benefits that can be acquired through student assistance, and lack of information about the quality of the courses offered at the institution.
Palavras-chave: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
Interiorização
Egressos
Desenvolvimento local e regional
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3797
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Suelma dos Reis Pereira Alves .pdfDissertação_ Suelma dos Reis Pereira Alves3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons