Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3790
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AUTISMO E ALIMENTAÇÃO: UMA NOVA VISÃO PARA O TRATAMENTO
Autor(es): Alves, Laudicéia Rodrigues
Primeiro Orientador: Jordão, Uiara Vaz
Resumo: O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) começou a ser estudado em 1943 por Leo Kanner, desde então novas descobertas tem sido feitas. Sabe-se que o TEA é causado por uma falha na formação neruológica e que o autista possui por consequência diversos distúrbios em seu comportamento social, intelectual, motor, alimentar e no desenvolvimento da fala. Para Marcelino (2010) tais sintomas, podem ser amenizados e, em alguns casos, o indivíduo pode ter melhoras significativas, quando exposto à uma dieta cosiderada saudável. Cientificamente falando, segundo Gaiato (2012) problemas no desenvolvimento de algumas áreas do podem acontecer por motivos ainda desconhecidos. Nesta perspectiva, este estudo torna-se importante não só para a sociedade acadêmica, como também para a sociedade secular, pois traz esclarecimentos sobre como evitar determinados desconfortos tanto para os pais como para a criança autista, sendo assim capaz de desenvolver um ambiente mais agradável para ambos. O objetivo desta pesquisa é, portanto, identificar o impacto que a alimentação pode ter no desenvolvimento da criança autista e, mais especificamente, investigar quais são os principais ela pode apresentar quando exposta às toxinas presentes em determinados alimentos. Ao mesmo tempo, é feito um estudo comparativo entre a má alimentação e a alimentação saudável no desenvolvimento cognitivo do aluno autista e, por fim, propõe-se uma possível solução para a regressão de alguns sintomas do TEA. Para elaboração desta pesquisa, os meios utilizados são o documental e o bibliográfico, tendo por base a produção científica feita nos últimos doze anos, usando por fonte os dados da Rede de Pesquisa do Google, o Google Acadêmico e, ainda, o livro “Autismo esperança pela alimentação” de Claudia Marcelino (2010). Verificou-se que as dificuldades encontradas no desenvolvimento do autista são reais tanto para a criança quanto para os pais. Ao mesmo tempo que percebem que a alimentação pode reduzir os sintomas do TEA, muitos acabam por sentir-se desanimados e cansados, por não conseguirem arcar com o alto custo financeiro da mesma. Mudar a alimentação apenas da criança é uma estratégia insuficiente, é preciso que toda a família esteja empenhada nessa nova trajetória de vida, que ajudará no bem-estar da criança autista e nada é impossível quando se tem esforço e boa vontade.
Abstract: Autism or Autistic Spectrum Disorder (ASD) began to be studied in 1943 by Leo Kanner, since then new discoveries have been made. It is known that ASD is caused by a failure in neurological training and that the autistic person has, as a consequence, several disorders in their social, intellectual, motor, food and speech development behavior. For Marcelino (2010) such symptoms can be alleviated and, in some cases, the individual may have significant improvements when exposed to a diet considered healthy. Scientifically speaking, according to Gaiato (2012) problems in the development of some areas of the body can happen for reasons still unknown. In this perspective, this study becomes important not only for academic society, but also for secular society, as it brings clarification on how to avoid certain discomforts for both parents and the autistic child, thus being able to develop a more pleasant environment for both. The objective of this research is, therefore, to identify the impact that food can have on the development of autistic children and, more specifically, to investigate which are the main ones they can present when exposed to the toxins present in certain foods. At the same time, a comparative study is made between poor diet and healthy diet in the cognitive development of the autistic student and, finally, a possible solution is proposed for the regression of some ASD symptoms. For the preparation of this research, the means used are documental and bibliographical, based on the scientific production carried out in the last twelve years, using data from the Google Search Network, Google Scholar and, also, the book “Autismo hope for food” by Claudia Marcelino (2010). It was verified that the difficulties found in the development of the autistic are real both for the child and for the parents. At the same time that they realize that eating can reduce the symptoms of ASD, many end up feeling discouraged and tired, as they cannot afford the high financial cost of it. Changing just the child's diet is an insufficient strategy, the whole family needs to be committed to this new life trajectory, which will help the autistic child's well-being and nothing is impossible when you have effort and and good will.
Palavras-chave: Autismo
Alimentação
Educação
Desenvolvimento humano
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3790
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Laudiceia Rodrigues Alves.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.