Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3789
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A EVASÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO CAMPUS AVANÇADO IPAMERI |
Autor(es): | Freitas, Maíra Aparecida Brandão de |
Primeiro Orientador: | Jordão, Uiara Vaz |
Resumo: | O presente artigo trata-se de uma pesquisa cuja pretensão é analisar as causas dos altos índices de evasão escolar no Curso de Técnico em Comércio e no Curso Técnico em Redes de Computadores do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado de Ipameri-GO, sendo que os referidos cursos são integrados ao Ensino Médio, no qual a evasão também pode ser percebida. Como recorte temporal da pesquisa optou-se por números e dados dos anos de 2020 e 2021, período pelo qual o mundo passou pela pandemia da Covid-19; e que foi crescente a falta de recursos e incentivos do governo para manter a instituição de ensino funcionando regularmente. Trata-se de uma pesquisa documental, com viés qualitativo, na qual será utilizada a fonte bibliográfica, por meio da análise dos documentos dispostos na Secretaria da instituição pesquisada, documentos escritos arquivados na secretária da escola, tais como livros matrículas, diários dos professores, entre outros que se fizerem necessários. O objetivo desta pesquisa não é analisar se houve ou não aumento do índice de evasão dos alunos no período de 2020 a 2021, mas compreender as quais as possíveis causas e quais são as consequências dessa evasão tanto para a escola como para o aluno. |
Abstract: | This article deals with a research whose intention is to analyze the causes of the high rates of school dropout in the Course of Technician in Commerce and in the Technical Course in Computer Networks of the Federal Institute of Goiano - Advanced Campus of Ipameri-GO, and the these courses are integrated into high school, in which evasion can also be perceived. As a time frame for the research, numbers and data from the years 2020 and 2021 were chosen, the period in which the world experienced the Covid-19 pandemic; and that there was a growing lack of government resources and incentives to keep the educational institution functioning regularly. This is a documentary research, with a qualitative bias, in which the bibliographic source will be used, through the analysis of the documents disposed in the Secretariat of the researched institution, written documents filed in the school's secretary, such as registration books, teachers' diaries, among others as needed. The objective of this research is not to analyze whether or not there was an increase in the dropout rate of students in the period from 2020 to 2021, but to understand the possible causes and what are the consequences of this dropout for both the school and the student. |
Palavras-chave: | Evasão Escolar Ensino Médio Ensino Integrado Permanência Êxito |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3789 |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Maira Aparecida Brandão de Freitas.pdf | 834,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.