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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVALIAR OU EXAMINAR? UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO
Autor(es): Silva, Gabriela Neres
Primeiro Orientador: Lima, Valéria Alves de
Resumo: O ato de avaliar transcende o processo de apenas examinar a aprendizagem. É preciso considerar o discente em sua perspectiva. Daí a necessidade em se discutir como se avalia, porque se avalia, de onde se avalia, não deixando que a lógica do exame propriamente dito se sobreponha ao processo de avaliação. Dessa perspectiva o exame pode até fazer parte do processoavaliativo, mas este processo não pode ser reduzido a essa prática de exame. Conforme Barcelos (2019) a prática avaliativa é uma via de mão dupla, ou, pelo menos deveria ser, pois, tanto professores quanto alunos estão envolvidos no processo. Sendo assim, a prática avaliativa deveria ser também um processo no qual o corpo docente como agente que transmite conhecimento em primeiro lugar, deve planejar e executar uma avaliação contínua de seus alunos e não apenas em períodos de provas. Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas e transmitir seus mecanismo de ensino. Diante das incontáveis formas de avaliar, por muito tempo se pensou a avaliação como um elenco de exames e provas. Contudo, avaliar vai muito além disso, a avaliação da aprendizagem, tem como objetivo promover a consciência crítica por meio do diálogo livre, permanente e democrático (sem autoritarismo ou excessos de poder) entre professor e aprendiz. A avaliação é um processo dinâmico e coletivo e,consequentemente, fruto do compartilhamento entre os sujeitos -- o ato de aprender não opera por transmissão da informação, mas pelos diversos saberes de cada um. Diante disso, nossa hipótese é que o reconhecimento da amplitude do processo avaliativo pode colaborar na formação de professores e estudantes. Observa-se, de maneira geral, certos aspectos da importância de se compreender o processo avaliativos de maneira mais ampla. Por isso, este tema é fundamental para compreender o modo como os processos avaliativos não podem ser reduzidos a técnicas ou mecanismo puramente quantitativos, centrados apenas no aluno. Logo, é preciso que o aluno esteja inserido como agente do processo avaliativo, por isso é necessário que os professores conheçam os diversos tipos de avaliação e sua relação com a aprendizagem. Superar a tradição da avaliação como um sistema de exames e provas é uma condição importante para que os estudantes possam ter suas habilidades e competências valorizadas, fazendo inclusive que os conteúdos escolares possam ser melhor assimilados. Acreditamos que esta pesquisa é relevante, para compreender o papel da avaliação neste contexto, buscando elucidar os caminhos necessários para a constituição de uma cultura escolar que não apenas examine, mas também avalie o aluno na tua totalidade e complexidade. Nesse contexto examinar verifica o que está acontecendo agora, enquanto a avaliação analisa o que estava acontecendo antes, o que está acontecendo agora e o que pode vir a acontecer. Por isso mesmo, é importante a compreensão dos processos avaliativos tanto por professores já em regência quanto para os professores em formação. De acordo com Jussara Maria Lerch Hoffmann (2012) na avaliação o objetivo maior não está em saber a nota que foi alcançada, mas o principal é classificar o aluno, medindo seu grau de aprendizagem e, sobretudo, dar subsídio ao professor e à escola no sentido de promover uma melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos, que deverão orientar ações para favorecer o desenvolvimento, e a evolução da aprendizagem dos educandos.
Palavras-chave: Avaliação
Educação
Exame
Ensino-aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3787
Data do documento: 27-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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