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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Valéria Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443534524224688pt_BR
dc.creatorSilva, Gabriela Neres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4979286242621183pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-27T23:27:30Z-
dc.date.available2023-04-27-
dc.date.available2023-07-27T23:27:30Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3787-
dc.description.resumoO ato de avaliar transcende o processo de apenas examinar a aprendizagem. É preciso considerar o discente em sua perspectiva. Daí a necessidade em se discutir como se avalia, porque se avalia, de onde se avalia, não deixando que a lógica do exame propriamente dito se sobreponha ao processo de avaliação. Dessa perspectiva o exame pode até fazer parte do processoavaliativo, mas este processo não pode ser reduzido a essa prática de exame. Conforme Barcelos (2019) a prática avaliativa é uma via de mão dupla, ou, pelo menos deveria ser, pois, tanto professores quanto alunos estão envolvidos no processo. Sendo assim, a prática avaliativa deveria ser também um processo no qual o corpo docente como agente que transmite conhecimento em primeiro lugar, deve planejar e executar uma avaliação contínua de seus alunos e não apenas em períodos de provas. Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas e transmitir seus mecanismo de ensino. Diante das incontáveis formas de avaliar, por muito tempo se pensou a avaliação como um elenco de exames e provas. Contudo, avaliar vai muito além disso, a avaliação da aprendizagem, tem como objetivo promover a consciência crítica por meio do diálogo livre, permanente e democrático (sem autoritarismo ou excessos de poder) entre professor e aprendiz. A avaliação é um processo dinâmico e coletivo e,consequentemente, fruto do compartilhamento entre os sujeitos -- o ato de aprender não opera por transmissão da informação, mas pelos diversos saberes de cada um. Diante disso, nossa hipótese é que o reconhecimento da amplitude do processo avaliativo pode colaborar na formação de professores e estudantes. Observa-se, de maneira geral, certos aspectos da importância de se compreender o processo avaliativos de maneira mais ampla. Por isso, este tema é fundamental para compreender o modo como os processos avaliativos não podem ser reduzidos a técnicas ou mecanismo puramente quantitativos, centrados apenas no aluno. Logo, é preciso que o aluno esteja inserido como agente do processo avaliativo, por isso é necessário que os professores conheçam os diversos tipos de avaliação e sua relação com a aprendizagem. Superar a tradição da avaliação como um sistema de exames e provas é uma condição importante para que os estudantes possam ter suas habilidades e competências valorizadas, fazendo inclusive que os conteúdos escolares possam ser melhor assimilados. Acreditamos que esta pesquisa é relevante, para compreender o papel da avaliação neste contexto, buscando elucidar os caminhos necessários para a constituição de uma cultura escolar que não apenas examine, mas também avalie o aluno na tua totalidade e complexidade. Nesse contexto examinar verifica o que está acontecendo agora, enquanto a avaliação analisa o que estava acontecendo antes, o que está acontecendo agora e o que pode vir a acontecer. Por isso mesmo, é importante a compreensão dos processos avaliativos tanto por professores já em regência quanto para os professores em formação. De acordo com Jussara Maria Lerch Hoffmann (2012) na avaliação o objetivo maior não está em saber a nota que foi alcançada, mas o principal é classificar o aluno, medindo seu grau de aprendizagem e, sobretudo, dar subsídio ao professor e à escola no sentido de promover uma melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos, que deverão orientar ações para favorecer o desenvolvimento, e a evolução da aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Neres da Silva (2018206221350140@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-27T19:19:05Z No. of bitstreams: 2 TCC Gabriela.pdf: 202575 bytes, checksum: 5c136caed0a120a2e7146e4cbe2b805e (MD5) TCC Gabriela Neres.pdf: 684733 bytes, checksum: 5698ddf54e90ac53b190bbb14dcbe3ba (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExamept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAVALIAR OU EXAMINAR? UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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