Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3786
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ALUNO COM TRASNTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUA DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO |
Autor(es): | Santos, Luciano Nogueira |
Primeiro Orientador: | Jordão, Uiara Vaz |
Primeiro Membro da Banca: | Bretas, Maria Luiza Batista |
Segundo Membro da Banca: | Lima, Rhennan Lázaro Paulo |
Resumo: | O tema deste artigo é de importância para toda a comunidade acadêmica, pais e estudantes. O termo autismo foi postulado pela primeira vez pelo psiquiatra Paul Eugen Bleuler e desde início das descobertas um grande avanço no seu quadro de compreensão e de pesquisas para uma melhor qualidade de vida de pessoas com esse transtorno. Questões relacionadas ao que é o autismo, quando ocorre e a relação do estudante com professores e seus pares dentro de sala de aula são os fatos abordados neste trabalho. O método de pesquisa consiste em referências bibliográficas de artigos já publicados. A educação inclusiva vem de fato fazer parte de uma nova realidade para a qual a princípio, os educadores não se encontravam preparados. Eles tem buscado meios para se qualificar, seja com cursos on-line ou por trocas de ideias entre os seus pares. Tornar a inclusão algo real é possível para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou qualquer outro tipo de necessidade específica e isso os torna parte ativa da sociedade. |
Abstract: | The theme of this article is of importance to the entire academic community, parents and students. The term autism was postulated for the first time by the psychiatrist Paul Eugen Bleuler and, since the beginning of the discoveries, a great advance in his framework of understanding and research for a better quality of life for people with this disorder. Questions related to what autism is, when it occurs and the student's relationship with teachers and their peers within the classroom are the facts addressed in this work. The research method consists of bibliographical references of articles already published. Inclusive education is in fact part of a new reality for which, at first, educators were not prepared. They have been looking for ways to qualify, either through online courses or through the exchange of ideas among their peers. Making inclusion something real is possible for people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) or any other type of specific need, and this makes them an active part of society. |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista Educação especial Socialização |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3786 |
Data do documento: | 29-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Luciano Nogueira dos Santos.pdf | 755,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.