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Tipo: Dissertação
Título: A ROTINA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO E OS FATORES DE RISCO PARA O ESTRESSE: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS IPORÁ
Autor(es): Rosa, Luciana Santos da
Primeiro Orientador: Lima, Emmanuela Ferreira de
Primeiro Coorientador: Noll, Matias
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Segundo Membro da Banca: Correia, Deyse Morgana das Neves
Terceiro Membro da Banca: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
Resumo: A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária necessária para a formação profissional e pode trazer em si riscos para o estresse. Ela representa um dos principais desafios para o êxito escolar, conforme foi apontado pelos próprios estudantes em Pesquisa Institucional realizada no ano de 2018 pela Comissão de Permanência e Êxito do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), campus Iporá. De acordo com os dados censitários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP (BRASIL, 2021), as pessoas que cursam o EMI na rede dos Institutos Federais (IFs) são, na maioria, adolescentes, e é esta uma fase que, dado o contexto histórico e social, apresenta vulnerabilidades para o desenvolvimento de estresse, que, por sua vez, favorece outros adoecimentos, podendo avançar para o fracasso escolar. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar os aspectos da rotina escolar que configuram fatores de risco para o estresse entre os estudantes adolescentes do EMI do IF Goiano, campus Iporá. Para tal, foi desenvolvida em três etapas para este estudo qualitativo: revisão da literatura, estudo de caso e proposta de elaboração de um produto educacional. A etapa da revisão da literatura consistiu na busca em bases de dados eletrônicas para encontrar estudos sobre rotina escolar, estresse e adolescência. Na segunda etapa, do estudo de caso, os dados foram coletados em documentos institucionais que regulam a grade curricular e a rotina escolar, como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), os Relatórios de Pesquisa de Permanência e Êxito e entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no EMI, discentes de até 18 anos e pedagogos que atuam no local da pesquisa. Na terceira etapa, foi desenvolvido um produto educacional na forma de um e-book, cujo objetivo é orientar os estudantes sobre estratégias de prevenção ao estresse, contribuindo, dessa maneira, para a formação omnilateral desses jovens adolescentes que se preparam para a vida profissional e para enfrentar os desafios da vida contemporânea. Para análise dos dados, foi utilizada a análise categorial proposta por Bardin (2011), que permitiu concluir que a rotina escolar do EMI do campus Iporá é parte da estrutura de funcionamento social e reproduz suas características. O excesso de atividades, as cobranças exageradas por desempenho, o pouco tempo para lazer e esporte e a discriminação dos estudantes com déficit de aprendizagem são fatores de risco presentes, enquanto as ações que visam amenizar os impactos desses fatores existem, mas poderiam ser mais articuladas para ser mais eficientes na prevenção do estresse escolar.
Abstract: The school routine of Integrated High School (IHS) students is a reflex of the extensive workload necessary for professional formation, and can bring along the risk of stress. It represents one of the major challenges to school success, as pointed out by students themselves in Institutional Research made in 2018 by the Permanence and Success of the Goiano Federal Institute (IF Goiano), Iporá campus. According to census data from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, INEP (BRASIL, 2021), people who attend IHS in the Federal Institutes (FI) web are mostly teenagers, and that is the phase that, due to historical and social context, presents vulnerabilities for development of stress which, by its turn, favors other illnesses and may lead to school failure. Thus, the general goal of this research was to analyze the aspects of school routine that make up risk factors for stress among IHS teenage students from IF Goiano, campus Iporá. In order to do that, it was developed in three stages for this qualitative study: literature review, case study and proposal to elaborate an educational product. The literature review stage consisted in the search in electronic databases for studies on school routine, stress and adolescence. In the second stage, that of the case study, data were collected in institutional documents that regulate school grid and school routine, such as Courses Pedagogical Projects (CPP), Permanence and Success Research Reports and semi-structured interviews with teachers who work at IHS, students up to 18 years old and pedagogues who work at the research place. In the third stage, it was developed an educational product in the form of an e-book, whose goal is to guide students on strategies to prevent stress, contributing, as such, to an omnilateral formation of these young teenagers who are preparing for professional life and to face the challenges of contemporary life. For the data analysis, the categorical analysis proposed by Bardin (2011) was used, which allowed the conclusion that school routine of campus Iporá IHS is part of the structure of social functioning and reproduces its characteristics. The excess of activities, exaggerated demands for performance, little time for leisure and sport and the discrimination against students with learning deficit are present risk factors, while the actions that aim at softening the impacts of these factors exist, but could be more articulated to be more efficient at preventing school stress.
Palavras-chave: Adolescência
Educação Profissional e Tecnológica
Formação Integral
Saúde Mental
Rotina Escolar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3781
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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