Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3762
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Lopes, Luciene de Souza |
Primeiro Orientador: | Lima, Michelle Castro |
Primeiro Membro da Banca: | Araujo, Elisângela Ferreira de |
Segundo Membro da Banca: | Borges, Letícia Corrêa Mendes |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco a importância das atividades criativas no desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social da criança nas séries iniciais e seu papel nas atividades lúdicas nas séries iniciais, e suas contribuições para a vida da criança. Trata-se de um estudo realizado com o objetivo de é compreender o brincar como ferramenta e recurso no ensino da alfabetização infantil. Assim podemos analisar com este estudo as contribuições dos jogos e da ludicidade nas escolas e as possibilidades das brincadeiras no processo de ensinar e aprender. A metodologia utilizada através de pesquisas bibliográficas com estudo em autores renomados como forma de produzir uma reflexão sobre o brinquedo como atividade fundamental na series iniciais considerada primordial no seu desenvolvimento e na possibilidade de criar e transformar o mundo. No contexto de ludicidade dentro da escola e sua importância podemos citar o uso do brinquedo e do jogo educativo com fins pedagógicos, nos remetendo à relevância desse instrumento para situações de ensino aprendizagem e de desenvolvimento infantil, trabalhando o cognitivo, afetivo, físico e social da criança. |
Abstract: | This work focuses on the importance of the activities in the physical, motor, emotional, cognitive and social of the child on the initial series and its role in recreational activities in the initial series, and their contributions to the life of the child. This is a study with the goal of building awareness of the importance of recreational activities, able to intervene positively in the development of the child, attending to their needs, ensuring appropriate conditions for developing skills. So we can analyze with this study the contributions of the games and playfulness in schools and the possibilities that have the games in the process of teaching and learning. The methodology used across bibliographic research with study at renowned authors as a way to produce a reflection on the toy as fundamental activity in the series start in his primary development and considered the possibility of creating and transforming the world. In the context of playfulness within the school and its importance, we can mention the use of toys and educational games for pedagogical purposes, referring to the relevance of this instrument for situations of teaching, learning and child development, working on the cognitive, affective, physical and social aspects of child. |
Palavras-chave: | Ludicidade. Atividades lúdicas. Crianças. Jogo. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3762 |
Data do documento: | 13-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciene TCC.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.