Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3760
metadata.dc.type: Dissertação
Title: GÊNEROS TEXTUAIS: METAS E PERSPECTIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM FACE AOS DESCRITORES DO SAEB
Other Titles: TEXTUAL GENRES: TEACHING LEARNING GOALS AND PERSPECTIVES IN VIEW OF SAEB DESCRIPTORS
GÉNEROS TEXTUALES: OBJETIVOS Y PERSPECTIVAS DE ENSEÑANZA APRENDIZAJE A LA VISTA DE LOS DESCRIPTORES SAEB
metadata.dc.creator: Melo, Roquilane Maria Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.description.resumo: Os índices gerados pelos órgãos responsáveis nas avaliações de larga escala, podem ser norteadores de políticas públicas voltadas a sanar deficiências e a atuar de forma direta nas instituições educacionais. Na perspectiva de atingir as metas de melhora do desempenho dos alunos, é importante contar com recursos materiais e tecnológicos no cotidiano das escolas. Nesse sentido, este trabalho muniu-se de uma análise criteriosa dos resultados disponíveis no que se refere ao Ensino Fundamental II (EF), na disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo desta pesquisa foi analisar os descritores que tiveram o grau de domínio reduzido no SAEB/2019, dos alunos do 9º ano EF II, da escola campo e, posteriormente, à coleta de dados, criou-se um material didático-pedagógico (site educativo), como complemento ao ensino. O processo metodológico foi analítico descritivo, pois realiza uma leitura dos itens relacionados nos resultados da avaliação com menores rendimentos, para detectar os descritores para uma maior atenção na atuação do professor. Seguiu-se com uma análise detalhada do livro didático da coleção Apoema Português (TEIXEIRA et al., 2018), adotado pela escola campo, a fim de perceber os Gêneros Textuais (GT) em cada etapa do EF II, sua contextualização e seu alinhamento com a BNCC. Com os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das avaliações externas, buscou-se propor uma ferramenta de apoio por meio de um site educativo, que contenha os múltiplos GT, que sirva de subsídio ao trabalho docente como facilitadores do processo de ensino. Os resultados foram qualitativos e quantitativos, pois fornecem informações cruciais para uma mudança na forma de atender o alunado. A pesquisa buscou proporcionar uma nova vertente educativa voltada para a melhoria dos níveis de aprendizagem e alcançar os resultados que coadunem com as metas educacionais mais adequadas, além de impulsionar novos posicionamentos dos estudantes diante da real tarefa das escolas e seu papel na sociedade.
Abstract: The indexes generated by the agencies responsible for large-scale evaluations can guide public policies aimed at solving deficiencies and acting directly in educational institutions. In order to achieve the goals of improving student performance, it is important to count on material and technological resources in the daily life of schools. In this sense, this work sought to equip itself with a careful analysis of the available results regarding Primary School II (EF), in the subject of Portuguese Language. The objective of this research was to analyze the descriptors that had a reduced level of mastery in SAEB/2019, of 9th grade students of the field school and, after the data collection, to create a didactic-pedagogical material (educational website), as a complement to reinforce teaching. The methodological process was descriptive analytical, because it performs a reading of the items related to the evaluation results with lower incomes, to detect the descriptors for a greater attention in the teacher's performance. It followed with a detailed analysis of the textbook of the Apoema Português collection (TEIXEIRA et al., 2018), adopted by the field school, in order to perceive the Textual Genres (GT) in each stage of EF II, its contextualization and its alignment with the BNCC. With the data revealed by the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP), through the Basic Education Development Index (IDEB) of external evaluations, we sought to propose a support tool by means of an educational website, containing the multiple GTs, which would serve as a subsidy to the teaching work as facilitators of the teaching process. The results were qualitative and quantitative, as they provide crucial information for a change in the way the students are attended to. The research sought to provide a new educational aspect aimed at improving learning levels and achieving results that are in line with the most appropriate educational goals, in addition to boosting students' new positions in the face of the real task of schools and their role in society.
Keywords: Avaliação larga escala; Língua Portuguesa; Recursos didáticos; Site educativo.
Large scale assessment; Portuguese language; Didactic resources; Educational website.
Evaluación a gran escala; Lengua portuguesa; Recursos didácticos; Sitio web educativo.
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3760
Issue Date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Roquilane Maria Silva de Melo.pdf2,92 MBAdobe PDFView/Open
Site educativo maisleitura.pdf4,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.