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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DE QUÍMICA E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: aA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Carvalho, Lorrana Beatriz de Jesus
Primeiro Orientador: Faria Filho, Fausto de Melo
Resumo: A inserção da Educação Ambiental no ensino formal é um tema muito discutido na atualidade, mas de práticas ainda não consolidadas. Os problemas ambientais estão cada vez mais em evidência a nível global prejudicando a natureza e a qualidade de vida do homem, o que coloca em risco o futuro da humanidade. Para trazer esse debate à sociedade, a educação para a preservação ambiental nas escolas está prevista na legislação de forma inter, multi e transdisciplinar. E portanto, esse trabalho tem como objetivo avaliar as práticas de educação ambiental no ensino de química de escolas públicas de educação básica por meio de revisão bibliográfica. No primeiro momento foi realizado o levantamento das questões norteadoras da pesquisa e busca por trabalhos do tipo artigos nas bases de dados SciELO, utilizando as palavras-chave: “educação”, “ambiental”, “ensino” e “química”, simultaneamente e nos periódicos da CAPES e Google Acadêmico com o assunto: “Educação ambiental no ensino de Química” e “preservação ambiental nas escolas”, no período entre 2000 e 2022. Também foi realizada uma pesquisa de documentos da legislação brasileira sobre Educação Ambiental. Ao todo foram selecionados 50 títulos de artigos e após leitura dos resumos, 13 foram escolhidos para execução do trabalho. Os estudos apontaram para a importância da inserção da educação ambiental nas escolas, sobretudo nas disciplinas de ciências e química, evidenciando a escola como espaço fundamental para formação do indivíduo responsável com a preservação do meio ambiente.
Abstract: The insertion of Environmental Education in formal education is a topic that is much discussed today, but practices that have not yet been consolidated. Environmental problems are increasingly in evidence at a global level, damaging nature and the quality of life of man, which puts the future of humanity at risk. To bring this debate to society, education for environmental preservation in schools is foreseen in the legislation in an inter, multi and transdisciplinary way. And therefore, this work aims to evaluate the practices of environmental education in the teaching of chemistry in public basic education schools through a bibliographical review. In the first moment, a survey was carried out of the guiding questions of the research and a search for works such as articles in the SciELO databases, using the keywords: "education", "environmental", "teaching" and "chemistry", simultaneously and in the CAPES and Google Scholar journals with the subject: “Environmental education in Chemistry teaching” and “environmental preservation in schools”, in the period between 2000 and 2022. A search of documents of the Brazilian legislation on Environmental Education was also carried out. In all, 50 article titles were selected and, after reading the abstracts, 13 were chosen to carry out the work. The studies pointed to the importance of inserting environmental education in schools, especially in science and chemistry disciplines, highlighting the school as a fundamental space for the formation of the individual responsible for the preservation of the environment.
Palavras-chave: Educação
Problemas ambientais
Ensino de química
Preservação
Meio ambiente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3756
Data do documento: 4-Mai-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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