Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3750
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA TUTORIA DE PARES: REVISÃO INTEGRATIVA |
metadata.dc.creator: | Ferreira, Rosilene Fernandes do Couto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Raissa Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Alex Tristão de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Tristão, Tatielle Esteves de Araújo |
metadata.dc.description.resumo: | Atualmente as discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade se intensificaram, tornando-se essencial a realização de estudos que auxiliem nesse processo, e que promovam alternativas e estratégias que facilitem a inclusão de maneira efetiva. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo geral “sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e no ensino superior por meio da tutoria de pares. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, SciELO e BDTD, utilizando os descritores inclusão AND deficiência AND tutoria, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2012 e 2022. Foram analisados seis artigos, os quais evidenciaram que a tutoria contribui para uma melhor participação do aluno tutorado nas aulas, contribuindo para seu desenvolvimento. Revela-se então que, os tutores de pares conseguem intervir quando está sendo aplicado o conteúdo, facilitando assim a aprendizagem. |
Abstract: | Currently, discussions about the inclusion of people with disabilities in society have intensified, making it essential to carry out studies that help in this process, and that promote alternatives and strategies that facilitate inclusion effectively. Thus, the present study has the general objective of “summarizing the knowledge available in the literature on the inclusion of people with disabilities in basic and higher education through peer tutoring. For this, an integrative review was carried out in the LILACS, SciELO and BDTD databases, using the descriptors inclusion AND disability AND tutoring, in Portuguese, English and Spanish, between 2012 and 2022. Six articles were analyzed, which showed that the Tutoring contributes to a better participation of the tutored student in classes, contributing to their development. It is then revealed that peer tutors are able to intervene when the content is being applied, thus facilitating learning. |
Keywords: | Inclusão Deficiência Tutoria Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Catalão |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3750 |
Issue Date: | 21-Jun-2023 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Rosilene Ferreira.pdf | tcc_Rosilene Ferreira | 796,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.