Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3750
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA TUTORIA DE PARES: REVISÃO INTEGRATIVA
metadata.dc.creator: Ferreira, Rosilene Fernandes do Couto
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Raissa Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Alex Tristão de
metadata.dc.contributor.referee2: Tristão, Tatielle Esteves de Araújo
metadata.dc.description.resumo: Atualmente as discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade se intensificaram, tornando-se essencial a realização de estudos que auxiliem nesse processo, e que promovam alternativas e estratégias que facilitem a inclusão de maneira efetiva. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo geral “sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e no ensino superior por meio da tutoria de pares. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, SciELO e BDTD, utilizando os descritores inclusão AND deficiência AND tutoria, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2012 e 2022. Foram analisados seis artigos, os quais evidenciaram que a tutoria contribui para uma melhor participação do aluno tutorado nas aulas, contribuindo para seu desenvolvimento. Revela-se então que, os tutores de pares conseguem intervir quando está sendo aplicado o conteúdo, facilitando assim a aprendizagem.
Abstract: Currently, discussions about the inclusion of people with disabilities in society have intensified, making it essential to carry out studies that help in this process, and that promote alternatives and strategies that facilitate inclusion effectively. Thus, the present study has the general objective of “summarizing the knowledge available in the literature on the inclusion of people with disabilities in basic and higher education through peer tutoring. For this, an integrative review was carried out in the LILACS, SciELO and BDTD databases, using the descriptors inclusion AND disability AND tutoring, in Portuguese, English and Spanish, between 2012 and 2022. Six articles were analyzed, which showed that the Tutoring contributes to a better participation of the tutored student in classes, contributing to their development. It is then revealed that peer tutors are able to intervene when the content is being applied, thus facilitating learning.
Keywords: Inclusão
Deficiência
Tutoria
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3750
Issue Date: 21-Jun-2023
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Rosilene Ferreira.pdftcc_Rosilene Ferreira796,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.