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dc.contributor.advisor1Pereira, Raissa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3790956157061722pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Alex Tristão de-
dc.contributor.referee2Tristão, Tatielle Esteves de Araújo-
dc.creatorFerreira, Rosilene Fernandes do Couto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1429231987582052pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T19:21:48Z-
dc.date.available2023-08-01-
dc.date.available2023-07-06T19:21:48Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3750-
dc.description.abstractCurrently, discussions about the inclusion of people with disabilities in society have intensified, making it essential to carry out studies that help in this process, and that promote alternatives and strategies that facilitate inclusion effectively. Thus, the present study has the general objective of “summarizing the knowledge available in the literature on the inclusion of people with disabilities in basic and higher education through peer tutoring. For this, an integrative review was carried out in the LILACS, SciELO and BDTD databases, using the descriptors inclusion AND disability AND tutoring, in Portuguese, English and Spanish, between 2012 and 2022. Six articles were analyzed, which showed that the Tutoring contributes to a better participation of the tutored student in classes, contributing to their development. It is then revealed that peer tutors are able to intervene when the content is being applied, thus facilitating learning.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente as discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade se intensificaram, tornando-se essencial a realização de estudos que auxiliem nesse processo, e que promovam alternativas e estratégias que facilitem a inclusão de maneira efetiva. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo geral “sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e no ensino superior por meio da tutoria de pares. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, SciELO e BDTD, utilizando os descritores inclusão AND deficiência AND tutoria, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2012 e 2022. Foram analisados seis artigos, os quais evidenciaram que a tutoria contribui para uma melhor participação do aluno tutorado nas aulas, contribuindo para seu desenvolvimento. Revela-se então que, os tutores de pares conseguem intervir quando está sendo aplicado o conteúdo, facilitando assim a aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Cristina Pereira (raissa.cristina@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-06T18:14:42Z No. of bitstreams: 1 tcc_Rosilene Ferreira.pdf: 815591 bytes, checksum: 90a9233047ab2659d79a5f72ee2208c4 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARROXELLAS, R. D de. Histórico das Deficiências na Sociedade. YouTube, 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=K2wuou9WDs0&t=333s>. Acesso em: 09 mar. 2023. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. ______. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Deficiência, Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/37518.html#:~:text=A%20OMS%20estima%20que%20cerca,e%201%25%20com%20defici%C3%AAncia%20m%C3%BAltipla.>. Acesso em: 09 mar. 2023 ______. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 08 mar. 2023. BREITENBACH, F. V.; HONNEF, C.; COSTAS, F. A. T. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleINCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA TUTORIA DE PARES: REVISÃO INTEGRATIVApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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