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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Pereira, Raissa Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3790956157061722 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Alex Tristão de | - |
dc.contributor.referee2 | Tristão, Tatielle Esteves de Araújo | - |
dc.creator | Ferreira, Rosilene Fernandes do Couto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1429231987582052 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T19:21:48Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01 | - |
dc.date.available | 2023-07-06T19:21:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3750 | - |
dc.description.abstract | Currently, discussions about the inclusion of people with disabilities in society have intensified, making it essential to carry out studies that help in this process, and that promote alternatives and strategies that facilitate inclusion effectively. Thus, the present study has the general objective of “summarizing the knowledge available in the literature on the inclusion of people with disabilities in basic and higher education through peer tutoring. For this, an integrative review was carried out in the LILACS, SciELO and BDTD databases, using the descriptors inclusion AND disability AND tutoring, in Portuguese, English and Spanish, between 2012 and 2022. Six articles were analyzed, which showed that the Tutoring contributes to a better participation of the tutored student in classes, contributing to their development. It is then revealed that peer tutors are able to intervene when the content is being applied, thus facilitating learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente as discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade se intensificaram, tornando-se essencial a realização de estudos que auxiliem nesse processo, e que promovam alternativas e estratégias que facilitem a inclusão de maneira efetiva. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo geral “sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e no ensino superior por meio da tutoria de pares. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, SciELO e BDTD, utilizando os descritores inclusão AND deficiência AND tutoria, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2012 e 2022. Foram analisados seis artigos, os quais evidenciaram que a tutoria contribui para uma melhor participação do aluno tutorado nas aulas, contribuindo para seu desenvolvimento. Revela-se então que, os tutores de pares conseguem intervir quando está sendo aplicado o conteúdo, facilitando assim a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Raissa Cristina Pereira (raissa.cristina@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-06T18:14:42Z No. of bitstreams: 1 tcc_Rosilene Ferreira.pdf: 815591 bytes, checksum: 90a9233047ab2659d79a5f72ee2208c4 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-06T19:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Rosilene Ferreira.pdf: 815591 bytes, checksum: 90a9233047ab2659d79a5f72ee2208c4 (MD5) Previous issue date: 2023-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Catalão | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ARROXELLAS, R. D de. Histórico das Deficiências na Sociedade. YouTube, 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=K2wuou9WDs0&t=333s>. Acesso em: 09 mar. 2023. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. ______. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Deficiência, Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/37518.html#:~:text=A%20OMS%20estima%20que%20cerca,e%201%25%20com%20defici%C3%AAncia%20m%C3%BAltipla.>. Acesso em: 09 mar. 2023 ______. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 08 mar. 2023. BREITENBACH, F. V.; HONNEF, C.; COSTAS, F. A. T. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA TUTORIA DE PARES: REVISÃO INTEGRATIVA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Licenciatura em Ciências Naturais |
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