Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3739
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO
Autor(es): Faria, Luana
Primeiro Orientador: Braga, Adriano
Primeiro Membro da Banca: Cardoso, Flávio
Segundo Membro da Banca: Santana, Thalia
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento sistemático do Pensamento Computacional na Educação Básica, através de estudos aplicados no Brasil, sem restrição de período de busca. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos estudos relevantes, que forneceram informações detalhadas sobre publicações, contexto educacional, metodologias, ferramentas e instituições envolvidas. O mapeamento permitiu identificar dados importantes, como anos de publicação e de estudo, revistas de publicação, nível de escolaridade e rede de ensino abordada nos estudos. Também foram descritas as metodologias e ferramentas utilizadas pelos autores na aplicação do Pensamento Computacional, facilitando a identificação de abordagens comuns e a avaliação de sua eficácia. A identificação das instituições envolvidas foi relevante para estabelecer conexões entre pesquisadores e promover colaborações visando avanços nessa área de estudo.
Abstract: The objective of this study was to carry out a systematic mapping of Computational Thinking in Basic Education, through applied studies in Brazil, without restriction of search period. Inclusion and exclusion criteria were included for the selection of relevant studies, which provided information on publications, educational context, methodologies, tools and institutions involved. The mapping made it possible to identify important data, such as years of publication and study, publication journals, level of education and education network addressed in the studies. The methodologies and tools used by the authors in the application of Computational Thinking were also described, facilitating the identification of common approaches and the evaluation of their effectiveness. The identification of the institutions involved was relevant to establish connections between researching and promoting collaborations seeking advances in this area of study.
Palavras-chave: Mapeamento Sistemático
Pensamento computacional
Educação Básica
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3739
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Luana Queirós Faria.pdfPensamento Computacional na Educação Básica: um mapeamento sistemático956,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.