Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Braga, Adriano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3670394035811712 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Flávio | - |
dc.contributor.referee2 | Santana, Thalia | - |
dc.creator | Faria, Luana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8652577539077405 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-01T00:12:19Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30 | - |
dc.date.available | 2023-07-01T00:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3739 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study was to carry out a systematic mapping of Computational Thinking in Basic Education, through applied studies in Brazil, without restriction of search period. Inclusion and exclusion criteria were included for the selection of relevant studies, which provided information on publications, educational context, methodologies, tools and institutions involved. The mapping made it possible to identify important data, such as years of publication and study, publication journals, level of education and education network addressed in the studies. The methodologies and tools used by the authors in the application of Computational Thinking were also described, facilitating the identification of common approaches and the evaluation of their effectiveness. The identification of the institutions involved was relevant to establish connections between researching and promoting collaborations seeking advances in this area of study. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento sistemático do Pensamento Computacional na Educação Básica, através de estudos aplicados no Brasil, sem restrição de período de busca. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos estudos relevantes, que forneceram informações detalhadas sobre publicações, contexto educacional, metodologias, ferramentas e instituições envolvidas. O mapeamento permitiu identificar dados importantes, como anos de publicação e de estudo, revistas de publicação, nível de escolaridade e rede de ensino abordada nos estudos. Também foram descritas as metodologias e ferramentas utilizadas pelos autores na aplicação do Pensamento Computacional, facilitando a identificação de abordagens comuns e a avaliação de sua eficácia. A identificação das instituições envolvidas foi relevante para estabelecer conexões entre pesquisadores e promover colaborações visando avanços nessa área de estudo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Luana Queirós Faria (luana.queiros@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-06-30T23:38:22Z No. of bitstreams: 1 TCC LUANA 2023-VERSÃO FINAL PARA ENVIO NO REPOSITORIO.pdf: 979561 bytes, checksum: 0c77729eeaa72772e84502b113c34b04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-01T00:08:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC LUANA 2023-VERSÃO FINAL PARA ENVIO NO REPOSITORIO.pdf: 979561 bytes, checksum: 0c77729eeaa72772e84502b113c34b04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-01T00:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC LUANA 2023-VERSÃO FINAL PARA ENVIO NO REPOSITORIO.pdf: 979561 bytes, checksum: 0c77729eeaa72772e84502b113c34b04 (MD5) Previous issue date: 2023-06-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento Sistemático | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Luana Queirós Faria.pdf | Pensamento Computacional na Educação Básica: um mapeamento sistemático | 956,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.