Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga, Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670394035811712pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Flávio-
dc.contributor.referee2Santana, Thalia-
dc.creatorFaria, Luana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8652577539077405pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-01T00:12:19Z-
dc.date.available2023-06-30-
dc.date.available2023-07-01T00:12:19Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3739-
dc.description.abstractThe objective of this study was to carry out a systematic mapping of Computational Thinking in Basic Education, through applied studies in Brazil, without restriction of search period. Inclusion and exclusion criteria were included for the selection of relevant studies, which provided information on publications, educational context, methodologies, tools and institutions involved. The mapping made it possible to identify important data, such as years of publication and study, publication journals, level of education and education network addressed in the studies. The methodologies and tools used by the authors in the application of Computational Thinking were also described, facilitating the identification of common approaches and the evaluation of their effectiveness. The identification of the institutions involved was relevant to establish connections between researching and promoting collaborations seeking advances in this area of study.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento sistemático do Pensamento Computacional na Educação Básica, através de estudos aplicados no Brasil, sem restrição de período de busca. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos estudos relevantes, que forneceram informações detalhadas sobre publicações, contexto educacional, metodologias, ferramentas e instituições envolvidas. O mapeamento permitiu identificar dados importantes, como anos de publicação e de estudo, revistas de publicação, nível de escolaridade e rede de ensino abordada nos estudos. Também foram descritas as metodologias e ferramentas utilizadas pelos autores na aplicação do Pensamento Computacional, facilitando a identificação de abordagens comuns e a avaliação de sua eficácia. A identificação das instituições envolvidas foi relevante para estabelecer conexões entre pesquisadores e promover colaborações visando avanços nessa área de estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Queirós Faria (luana.queiros@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-06-30T23:38:22Z No. of bitstreams: 1 TCC LUANA 2023-VERSÃO FINAL PARA ENVIO NO REPOSITORIO.pdf: 979561 bytes, checksum: 0c77729eeaa72772e84502b113c34b04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-01T00:08:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC LUANA 2023-VERSÃO FINAL PARA ENVIO NO REPOSITORIO.pdf: 979561 bytes, checksum: 0c77729eeaa72772e84502b113c34b04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-01T00:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC LUANA 2023-VERSÃO FINAL PARA ENVIO NO REPOSITORIO.pdf: 979561 bytes, checksum: 0c77729eeaa72772e84502b113c34b04 (MD5) Previous issue date: 2023-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapeamento Sistemáticopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titlePENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Luana Queirós Faria.pdfPensamento Computacional na Educação Básica: um mapeamento sistemático956,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.