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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE AMÊNDOAS DE BARU NO IF GOIANO CAMPUS CERES
Autor(es): Alves, Diego
Primeiro Orientador: Lima, Alexsandra
Resumo: Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no interesse por alimentos saudáveis e direcionados, impulsionando o consumo de frutos do cerrado, como as amêndoas de baru, que ganharam destaque devido ao seu alto valor nutricional e os benefícios que oferecem para a saúde. Embora as amêndoas de baru sejam um produto promissor, ainda são poucas as informações sobre o seu perfil consumidor. Objetivou-se com o presente estudo conhecer o perfil do consumidor de amêndoas de baru. Foram obtidas amostras de amêndoas de baru torradas, de duas diferentes marcas, em mercados e supermercados dos municípios de Ceres, Rialma e Goiânia, localizados no estado de Goiás. Foi avaliado o perfil dos consumidores, testes de aceitação dos produtos, a intenção de compra e o índice de aceitabilidade. Em relação aos testes de aceitação por atributo e intenção de compra os resultados foram submetidos à análise de variância e as diferenças das médias comparadas por teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Os resultados do perfil de consumidores e índice de aceitabilidade foram avaliados em porcentagem. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em três lotes. Em relação ao hábito de consumo de amêndoa a maioria (54%) informou não ter, entretanto 78% consomem amêndoas uma vez por mês. A maioria dos consumidores conhece (74%) e consome (62%) castanha do Pará. Referente á amêndoa de baru 14% conhece e informaram não consumir a mesma. Constatou-se que a maioria dos participantes (62%) compram amêndoas devido a ser um produto gostoso. Metade do público avaliado (50%) não possui o hábito de ler o rótulo das embalagens de amêndoas que consomem, porém 26% ás vezes fazem essa leitura. Verificou-se que 48% dos participantes observam mais o preço nos rótulos das embalagens de amêndoa e 28% olham o prazo de validade. Esse dado é relevante para entender os fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores desses produtos. Dos participantes da pesquisa 54% dos consumidores conhecem amêndoa de baru, 34% dos consumidores consomem, e na sequência 42% dos consumidores comprariam essa amêndoa. Independente do atributo sensorial avaliado não houve diferença significativa entre as amostras, ambas foram igualmente aceitas pelos participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que ambas as amostras apresentaram índice de aceitabilidade acima de 70%, para os quatro atributos sensoriais avaliados. Sobre a intenção de compra de amêndoas de 2 baru pelos participantes da pesquisa, não houve diferença significativa entre as amostras. Os resultados apresentados (3,64 e 3,94) estão próximos de 4 e mostram que os participantes da pesquisa provavelmente comprariam as amêndoas. A maioria dos consumidores conhece e consome mais a castanha do Pará, em relação á amêndoa de baru. Os participantes decidem a compra mais em função do preço. Há um mercado potencial para amêndoa de baru, com boa possibilidade de aceitação e crescimento.
Abstract: In recent years, there has been a significant increase in interest in healthy and targeted foods, boosting the consumption of cerrado fruits, such as baru almonds, which have gained prominence due to their high nutritional value and the benefits they offer for health. Although baru almonds are a promising product, there is still little information about their consumer profile. The aim of this study was to know the profile of baru almond consumers. Samples of roasted baru almonds, of two different brands, were obtained in markets and supermarkets in the municipalities of Ceres, Rialma and Goiânia, located in the state of Goiás. The consumer profile, product acceptance tests, purchase intention and acceptability index were evaluated. Regarding acceptance tests by attribute and purchase intention, the results were submitted to analysis of variance and differences in means compared by Tukey's test at a 5% significance level. The results of the consumer profile and acceptability index were evaluated in percentage. A completely randomized experimental design was used, in three lots. Regarding the almond consumption habit, the majority (54%) reported not having it, however 78% consume almonds once a month. Most consumers know (74%) and consume (62%) Brazil nuts. Regarding the baru almond, 14% know about it and reported not consuming it. It was found that most participants (62%) buy almonds because it is a delicious product. Half of the assessed public (50%) is not in the habit of reading the label on the almond packages they consume, but 26% sometimes do this reading. It was verified that 48% of the participants observe the price on the almond packaging labels and 28% look at the expiry date. This data is relevant to understand the factors that influence the purchase decision of consumers of these products. Of the survey participants, 54% of consumers know baru almond, 34% of consumers consume it, and subsequently 42% of consumers would buy this almond. Regardless of the evaluated sensory attribute, there was no significant difference between the samples, both were equally accepted by the research participants. The results showed that both samples had an acceptability index above 70% for the four sensory attributes evaluated. Regarding the purchase intention of baru almonds by the research participants, there was no significant difference between the samples. The presented results (3.64 and 3.94) are close to 4 and show that the research participants would probably buy the almonds. Most consumers know and consume more Brazil nuts than baru almonds. Participants decide to buy more based on price. There is a potential market for baru almond, with a good possibility of acceptance and growth.
Palavras-chave: Dipteryx alata Vog
Nutrição
Sensorial
Torrefação
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3705
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia

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