Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3639
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS DESAFIOS DO USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Título(s) alternativo(s): THE CHALLENGES OF USING DIDACTIC SEQUENCE IN THE EARLY YEARS: A LITERATURE REVIEW
Autor(es): Ramos, Leonardo de Souza
Primeiro Orientador: Carvalho, Debora Carla de Souza
Primeiro Membro da Banca: Martins Caio Pereira
Segundo Membro da Banca: Sampaio, Tatiana Guimarães
Resumo: O presente artigo discute os percalços encontrados no desenvolvimento de sequências didáticas no ciclo de alfabetização, pontuando os prós e contras desse processo, de modo que encontremos o desenlace para a questão: quais os desafios podem ser encontrados no uso da sequência didática no ciclo de alfabetização? Para alcançar a apuração desta problemática, elencamos como objetivo geral: compreender como têm ocorrido a aplicação de sequência didática no ciclo de alfabetização, que por sua vez, para ser alcançado foi fracionado em 02 objetivos específicos: 01) analisar o que dizem as pesquisas sobre a aplicação da sequência didática no ciclo de alfabetização. 02) o que dizem os documentos oficiais sobre o uso de sequência didática no ciclo de alfabetização. No desenvolvimento da pesquisa os desdobramentos por meio dos quais se deu sua realização consistiram em uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo bibliográfico, assentados no que orientam Prodanov e Freitas (2013), Marconi e Lakatos (2007). A pesquisa revelou que a sequência didática ainda é um recurso metodológico pouco utilizado, apesar de seu potencial didático, há ainda certa resistência por parte de muitos professores em manter seu uso constante.
Abstract: This article discusses the mishaps found in the development of didactic sequences in the literacy cycle, pointing out the pros and cons of this process, so that we find the outcome for the question: what challenges can be found in the use of the didactic sequence in the literacy cycle ? To achieve the verification of this problem, we list as a general objective: to understand how the application of didactic sequence in the literacy cycle has been carried out in the last 05 years, which in turn, to be achieved, was divided into 02 specific objectives: 01) to analyze the what researches say about the application of the didactic sequence in the literacy cycle. 02) what the official documents say about the use of didactic sequence in the literacy cycle. In the development of the research, the developments through which it was carried out consisted of a qualitative research, carried out through a bibliographical study, based on what Prodanov and Freitas (2013), Marconi and Lakatos (2007) guide. The research revealed that the didactic sequence is still a little used methodological resource, despite its didactic potential, there is still some resistance on the part of many teachers in maintaining its constant use.
Palavras-chave: Sequência Didática
Ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3639
Data do documento: 29-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Leonardo de Souza Ramos.pdfTCC - ARTIGO LEONARDO1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.