Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Debora Carla de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619959500222601pt_BR
dc.contributor.referee1Martins Caio Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3660772600515914pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.creatorRamos, Leonardo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839597615259314pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-15T18:29:45Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-15T18:29:45Z-
dc.date.issued2023-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3639-
dc.description.abstractThis article discusses the mishaps found in the development of didactic sequences in the literacy cycle, pointing out the pros and cons of this process, so that we find the outcome for the question: what challenges can be found in the use of the didactic sequence in the literacy cycle ? To achieve the verification of this problem, we list as a general objective: to understand how the application of didactic sequence in the literacy cycle has been carried out in the last 05 years, which in turn, to be achieved, was divided into 02 specific objectives: 01) to analyze the what researches say about the application of the didactic sequence in the literacy cycle. 02) what the official documents say about the use of didactic sequence in the literacy cycle. In the development of the research, the developments through which it was carried out consisted of a qualitative research, carried out through a bibliographical study, based on what Prodanov and Freitas (2013), Marconi and Lakatos (2007) guide. The research revealed that the didactic sequence is still a little used methodological resource, despite its didactic potential, there is still some resistance on the part of many teachers in maintaining its constant use.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discute os percalços encontrados no desenvolvimento de sequências didáticas no ciclo de alfabetização, pontuando os prós e contras desse processo, de modo que encontremos o desenlace para a questão: quais os desafios podem ser encontrados no uso da sequência didática no ciclo de alfabetização? Para alcançar a apuração desta problemática, elencamos como objetivo geral: compreender como têm ocorrido a aplicação de sequência didática no ciclo de alfabetização, que por sua vez, para ser alcançado foi fracionado em 02 objetivos específicos: 01) analisar o que dizem as pesquisas sobre a aplicação da sequência didática no ciclo de alfabetização. 02) o que dizem os documentos oficiais sobre o uso de sequência didática no ciclo de alfabetização. No desenvolvimento da pesquisa os desdobramentos por meio dos quais se deu sua realização consistiram em uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo bibliográfico, assentados no que orientam Prodanov e Freitas (2013), Marconi e Lakatos (2007). A pesquisa revelou que a sequência didática ainda é um recurso metodológico pouco utilizado, apesar de seu potencial didático, há ainda certa resistência por parte de muitos professores em manter seu uso constante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo de Souza Ramos (leonardo.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-05-15T17:59:17Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1660407 bytes, checksum: dfad36d69d7cfde1fc5ebec413b180f6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-15T18:28:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1660407 bytes, checksum: dfad36d69d7cfde1fc5ebec413b180f6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-15T18:29:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1660407 bytes, checksum: dfad36d69d7cfde1fc5ebec413b180f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-15T18:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1660407 bytes, checksum: dfad36d69d7cfde1fc5ebec413b180f6 (MD5) Previous issue date: 2023-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesRAMOS, Leonardo de Souza. OS DESAFIOS DO USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. (TCC - ARTIGO). Intituto Federal Goiano - IFGoiano, Campus de Campos Belos GO. 2023, 20p.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DO USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURApt_BR
dc.title.alternativeTHE CHALLENGES OF USING DIDACTIC SEQUENCE IN THE EARLY YEARS: A LITERATURE REVIEWpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Leonardo de Souza Ramos.pdfTCC - ARTIGO LEONARDO1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.