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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3636
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUS |
metadata.dc.creator: | Araújo, Gislaine |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rodrigues, Fernando da Rocha |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho propõe verticalizar análises que problematize as dificuldades ocasionadas no processo educacional durante a pandemia no que tange ao desenvolvimento das aulas por meios remotos, que evidenciaram um aprofundamento das desigualdades sociais já existentes, transformando-as em desigualdades escolares. Nesse caso o que está sendo questionado, à priori, é o papel da escola como espaço de diluição das desigualdades sociais, enquanto valor epistemológico e a práxis educativa no Brasil, em um momento de acentuada crise social, sanitária e educacional ocasionada pela disseminação do vírus Sars-Covid 19. Assim, a questão primordial para esta investigação está centrada na cruel pedagogia do vírus. Dito de outra forma, como a epidemia da Covid 19 escancarou os graves problemas sociais já evidenciados na nossa sociedade que, historicamente determinados foi sendo deslocados para uma desigualdade escolar, colocando as instituições educacionais públicas no centro da discussão. Evidencia-se que a educação deveria ser considerada como o ponto chave para amenizar os impactos sociais e transformar a realidade de quem sofre com as desigualdades, no entanto, o período pandêmico demonstrou a fragilidade e os problemas estruturais que a educação contemporânea enfrenta nos dias atuais, em um país com fortes desigualdades sociais que impactaram diretamente no processo educacional. |
Abstract: | The present work proposes to verticalize analyses that problematize the difficulties caused in the educational process during the pandemic with regard to the development of classes by remote means, which evidenced a deepening of the already existing social inequalities, transforming them into school inequalities. In this case, what is being questioned, a priori, is the role of the school as a space for diluting social inequalities, as an epistemological value and educational praxis in Brazil, at a time of marked social, health and educational crisis caused by the spread of the SARS-Covid 19 virus. Thus, the primary issue for this investigation is centered on the sad pedagogy of the virus. Put another way, how the Covid-19 epidemic has laid bare the serious social problems already evidenced in our society that, historically determined, have been shifted to school inequality, putting public educational institutions at the center of the discussion. It is evident that andeducation should be considered as the key point to mitigate the social impacts and change the reality of those who suffer from inequalities, however, the pandemic period demonstrated the fragility and structural problems that contemporary education faces today. |
Keywords: | Educação Ensino Remoto Desigualdade |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3636 |
Issue Date: | 28-Apr-2023 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
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