Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Fernando da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9505084421254825pt_BR
dc.creatorAraújo, Gislaine-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A2C0FF85D748CBE601D06A1C2171A71F#pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-15T14:30:01Z-
dc.date.available2024-05-10-
dc.date.available2023-05-15T14:30:01Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3636-
dc.description.abstractThe present work proposes to verticalize analyses that problematize the difficulties caused in the educational process during the pandemic with regard to the development of classes by remote means, which evidenced a deepening of the already existing social inequalities, transforming them into school inequalities. In this case, what is being questioned, a priori, is the role of the school as a space for diluting social inequalities, as an epistemological value and educational praxis in Brazil, at a time of marked social, health and educational crisis caused by the spread of the SARS-Covid 19 virus. Thus, the primary issue for this investigation is centered on the sad pedagogy of the virus. Put another way, how the Covid-19 epidemic has laid bare the serious social problems already evidenced in our society that, historically determined, have been shifted to school inequality, putting public educational institutions at the center of the discussion. It is evident that andeducation should be considered as the key point to mitigate the social impacts and change the reality of those who suffer from inequalities, however, the pandemic period demonstrated the fragility and structural problems that contemporary education faces today.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe verticalizar análises que problematize as dificuldades ocasionadas no processo educacional durante a pandemia no que tange ao desenvolvimento das aulas por meios remotos, que evidenciaram um aprofundamento das desigualdades sociais já existentes, transformando-as em desigualdades escolares. Nesse caso o que está sendo questionado, à priori, é o papel da escola como espaço de diluição das desigualdades sociais, enquanto valor epistemológico e a práxis educativa no Brasil, em um momento de acentuada crise social, sanitária e educacional ocasionada pela disseminação do vírus Sars-Covid 19. Assim, a questão primordial para esta investigação está centrada na cruel pedagogia do vírus. Dito de outra forma, como a epidemia da Covid 19 escancarou os graves problemas sociais já evidenciados na nossa sociedade que, historicamente determinados foi sendo deslocados para uma desigualdade escolar, colocando as instituições educacionais públicas no centro da discussão. Evidencia-se que a educação deveria ser considerada como o ponto chave para amenizar os impactos sociais e transformar a realidade de quem sofre com as desigualdades, no entanto, o período pandêmico demonstrou a fragilidade e os problemas estruturais que a educação contemporânea enfrenta nos dias atuais, em um país com fortes desigualdades sociais que impactaram diretamente no processo educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gislaine Araújo (gislaine.araujo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-05-12T23:25:59Z No. of bitstreams: 3 CamScanner 12-05-2023 16.03.pdf: 351647 bytes, checksum: a1d326dcdc9c9d88cbbba43b56c263b8 (MD5) tcc gislaine ultimo-1 CORRIGIDO.pdf: 190907 bytes, checksum: d8299ee791d972f62e76fc444c03bbc1 (MD5) ata.pdf: 42601 bytes, checksum: 100e8dc7997cb5a5dfeaa612730e4ff0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-15T14:09:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 CamScanner 12-05-2023 16.03.pdf: 351647 bytes, checksum: a1d326dcdc9c9d88cbbba43b56c263b8 (MD5) tcc gislaine ultimo-1 CORRIGIDO.pdf: 190907 bytes, checksum: d8299ee791d972f62e76fc444c03bbc1 (MD5) ata.pdf: 42601 bytes, checksum: 100e8dc7997cb5a5dfeaa612730e4ff0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-15T14:30:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 CamScanner 12-05-2023 16.03.pdf: 351647 bytes, checksum: a1d326dcdc9c9d88cbbba43b56c263b8 (MD5) tcc gislaine ultimo-1 CORRIGIDO.pdf: 190907 bytes, checksum: d8299ee791d972f62e76fc444c03bbc1 (MD5) ata.pdf: 42601 bytes, checksum: 100e8dc7997cb5a5dfeaa612730e4ff0 (MD5) Previous issue date: 2023-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Gislaine Araújo.pdf343,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Gislaine Araújo.pdf186,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Gislaine Araújo.pdf41,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.