Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3632
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NA APRENDIZAGEM
Autor(es): Rodrigues, Steffanny Bianca Martins
Primeiro Orientador: Carvalho, Debora Carla de Souza
Resumo: A música na Educação Infantil como possibilidades na aprendizagem tem uma contribuição no desenvolvimento da criança porque é por meio dela que os alunos desenvolverão uma capacidade alta de raciocínio e imaginação, assim como também, haverá um auxílio no próprio desenvolvimento e fortalecimento do corpo. Este artigo tem como objetivo geral conhecer a capacidade que a música pode alcançar na aprendizagem do aluno durante a Educação Infantil. Foram apresentados nos objetivos específicos: verificar a música na aprendizagem da criança na Educação Infantil, descrever as possibilidades metodológicas para trabalhar com a música na Educação Infantil e por último, refletir sobre o desenvolvimento do ritmo e da motricidade na aprendizagem da criança na Educação Infantil. Isto com a finalidade de responder a seguinte pergunta: como a música pode influenciar no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil? Em busca dessa resposta a metodologia utilizada foi a qualitativa e os procedimentos metodológicos se basearam na pesquisa bibliográfica com a leitura dos principais autores que se referem ao assunto, como: Vayer (1984), Levitin (2006), Tolstói (2019) Copland (1974) e Bennett (1986). Que trazem conceitos reais da música e sua influência no cotidiano do ser humano. Enfim, ressalta-se que por meio do estudo do material detalhado foi possível compreender a importância da música na educação e os seus benefícios na aprendizagem da criança.
Abstract: Music in Early Childhood Education as possibilities in learning has a contribution to the development of the child because it is through it that students will develop a high capacity for reasoning and imagination, as well as, there will be an aid in the development and strengthening of the body. This article has the general objective of knowing the capacity that music can achieve in student learning during Early Childhood Education. They were presented in the specific objectives: to verify music in children's learning in Early Childhood Education, to describe the methodological possibilities for working with music in Early Childhood Education and, finally, to reflect on the development of rhythm and motor skills in children's learning in Early Childhood Education. This with the purpose of answering the following question: how can music influence the child's learning process in Early Childhood Education? In search of this answer, the methodology used was qualitative and the methodological procedures were based on bibliographic research with the reading of the main authors who refer to the subject, such as: Vayer (1984), Levitin (2006), Tolstoy (2019) Copland (1974) ) and Bennett (1986). That bring real concepts of music and its influence on the daily life of human beings. Finally, it is emphasized that through the detailed study of the material it was possible to understand the importance of music in education and its benefits in the child's learning.
Palavras-chave: Aprendizagem. Música. Educação Infantil.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3632
Data do documento: 29-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Steffanny Bianca Martins Rodrigues.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.