Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3611
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM :UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA
Autor(es): Moreira, Munique Isabelle Silva Moreira
Primeiro Orientador: Moreira, Charles Antonio Gonçalves Moreira
Resumo: Esta pesquisa nasceu da necessidade de (re) pensar e transformar a prática da avaliação no âmbito escolar à luz de conceitos teóricos latentes elencados por Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Valdo Barcelos, e alguns outros autores, neste sentido abordaremos os tipos de avaliação da aprendizagem, refletiremos a partir de pesquisas bibliográficas, as implicações, os reflexos de um novo formato de avaliação da aprendizagem de caráter investigativo, de pesquisa e de formação, a fim de promover a emancipação, valorizando as habilidades, e os diferentes conhecimentos do educando. Conhecer os tipos de avaliação da Aprendizagem a partir das Tendências Pedagógicas propostas por Libâneo, e discutir a prática avaliativa no contexto escolar sob um olhar investigativo e emancipador de modo a perceber que é por meio de uma prática de transformação, inclusiva e emancipadora, que o aluno será instigado a busca pela re/construção do conhecimento, que consequentemente aperfeiçoará a aprendizagem, levando-o a autonomia.
Abstract: This research was born from the need to (re)think and transform the practice of assessment in the school environment, in the light of latent theoretical concepts listed by Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo and Valdo Barcelos, we will approach the types of learning assessment , we will reflect from bibliographical research, the implications, the reflexes of a new format of evaluation of the learning evaluation of investigative character, of research and of formation, in order to promote the emancipation, valuing the abilities, and the different knowledge of the student. Knowing the types of evaluation of Learning from the Pedagogical Tendencies proposed by Libâneo, and discussing the evaluative practice in the school contextfrom an investigative and emancipatory perspective in order to realize that it is through a practice of transformation, inclusive and progressive, that the student will be encouraged to search for the re/construction of knowledge, which will consequently improve learning, leading to autonomy.
Palavras-chave: Avaliação
Ensino-aprendizagem
Contexto escolar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3611
Data do documento: 14-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Munique Isabelle Silva Moreira.pdf12,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.