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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A COMPOSTAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Autor(es): Alves, Maria Eduarda Soares
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Primeiro Coorientador: Oliveira, Adrielly Aparecida de
Primeiro Membro da Banca: Paniago, Rosenilde Nogueira
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Adrielly Aparecida de
Terceiro Membro da Banca: Lemos, Sandra Mara Santos
Quarto Membro da Banca: Rodrigues, Juarez Martins
Resumo: O cenário atual da poluição tem uma série de consequências no ambiente e na saúde pública, como por exemplo a evidenciada problemática atual com o descarte inadequado de resíduos sólidos em lixões a céu aberto, com isso, busca-se práticas e comportamentos a serem adotados com o propósito de minimizar e mitigar tais lacunas, sendo assim uma das abordagens adotadas pelos municípios é a Educação Ambiental. Esse procedimento, no entanto, exige-se estratégias para colocá-la em prática de forma que seja possível o conhecimento efetivo e sensibilização do indivíduo; uma dessas maneiras é a utilização da compostagem em ambientes formais e não formais de aprendizagem, que se classifica como uma alternativa para a destinação dos resíduos sólidos ambientalmente favorável. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a compostagem como uma ferramenta pedagógica na educação ambiental. A metodologia seguida foi situada em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, na qual foi realizado um levantamento em livros e artigos científicos dados descritivos dessa temática, em um total de 6(seis) artigos, após realizado a seleção e filtragem conforme a presença da prática da compostagem. Foram obtidos dados que sinalização as contribuições da compostagem através da forma que tem sido trabalhada na busca de sensibilização ambiental, configurando-se como instrumento interdisciplinar nas escolas para a promoção da Educação Ambiental.
Abstract: The current scenario of pollution has a series of consequences on the environment and public health, such as the latest problem with the inadequate disposal of solid waste in open-air dumps. Therefore, practices and behaviors are sought to be adopted with the purpose of minimizing and mitigating such gaps, thus one of the approaches adopted by municipalities is Environmental Education. This procedure, however, requires strategies to put it into practice so that effective knowledge and awareness of the individual is possible, one of these ways is the use of composting in formal and non-formal learning environments, which is classified as an alternative for the environmentally friendly disposal of solid waste. Thus, the aim of this work was to evaluate composting as a pedagogical tool, seeking to analyze the ways that composting has been worked on in environmental education and its purposes as means of reaching society through environmental awareness. As a qualitative bibliographical review, in which a survey was carried out in books and scientific articles descriptive data on this theme, in a total of 6 (six) articles after performing the selection and filtering according to the presence of the practice of composting. Data were obtained that prove its effectiveness through the way it has been worked in the search for environmental awareness, configuring itself as an interdisciplinary instrument in schools for the promotion of Environmental Education.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Sensibilização Ambiental
Compostagem
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3610
Data do documento: 28-Nov-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

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