Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3600
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESAFIOS E PERCPECTIVAS DA DISCPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA
Autor(es): Alves, Aysha
Primeiro Orientador: Souza, Calixto
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita
Segundo Membro da Banca: Silva, Adriano
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar uma trajetória da educação dos surdos e como a disciplina é fundamental para o desenvolvimento de cada profissional da educação, visto que houve desafios até a inclusão nas redes de ensino. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, nos cursos licenciatura de Pedagogia e Química. Desta forma pôde-se observar que a disciplina de libras é ofertada no final de cada curso e com carga horária semelhante, no entanto a falta de interdisciplinaridade faz com que há um déficit na formação do educador, onde a matriz curricular pode ser alterada para uma melhor formação e proporcionar a cada experiências práticas em escolas. O ensino de Libras é de extremamente importância na formação dos professores, visto que cada profissional contribui de diferentes maneiras através de ações inclusivas nas escolas, isso faz com que facilite a aprendizagem e a comunicabilidade entre os alunos do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This study aims to present a trajectory of education for the deaf and how the discipline is fundamental for the development of each education professional, since there were challenges until inclusion in the education networks. The research was carried out at the Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, in the undergraduate courses of Pedagogy and Chemistry. In this way, it was possible to observe that the subject of Libras is offered at the end of each course and with a similar workload, however the lack of interdisciplinarity means that there is a deficit in the formation of the educator, where the curricular matrix can be changed to a better training and provide each practical experiences in schools. Teaching Libras is extremely important in teacher training, as each professional contributes in different ways through inclusive actions in schools, which facilitates learning and communicability among students in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação dos surdos. Libras. Educação inclusiva
Education of the deaf. Pounds. Inclusive education
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3600
Data do documento: 13-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REPOSITORIO.pdf751,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.