Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Calixto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4783526279893159pt_BR
dc.creatorAlves, Aysha-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=86BF0694BEA3AA76BC6FF025185C2E07#pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T22:23:59Z-
dc.date.available2023-04-20-
dc.date.available2023-04-20T22:23:59Z-
dc.date.issued2023-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3600-
dc.description.abstractThis study aims to present a trajectory of education for the deaf and how the discipline is fundamental for the development of each education professional, since there were challenges until inclusion in the education networks. The research was carried out at the Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, in the undergraduate courses of Pedagogy and Chemistry. In this way, it was possible to observe that the subject of Libras is offered at the end of each course and with a similar workload, however the lack of interdisciplinarity means that there is a deficit in the formation of the educator, where the curricular matrix can be changed to a better training and provide each practical experiences in schools. Teaching Libras is extremely important in teacher training, as each professional contributes in different ways through inclusive actions in schools, which facilitates learning and communicability among students in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo apresentar uma trajetória da educação dos surdos e como a disciplina é fundamental para o desenvolvimento de cada profissional da educação, visto que houve desafios até a inclusão nas redes de ensino. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, nos cursos licenciatura de Pedagogia e Química. Desta forma pôde-se observar que a disciplina de libras é ofertada no final de cada curso e com carga horária semelhante, no entanto a falta de interdisciplinaridade faz com que há um déficit na formação do educador, onde a matriz curricular pode ser alterada para uma melhor formação e proporcionar a cada experiências práticas em escolas. O ensino de Libras é de extremamente importância na formação dos professores, visto que cada profissional contribui de diferentes maneiras através de ações inclusivas nas escolas, isso faz com que facilite a aprendizagem e a comunicabilidade entre os alunos do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aysha Cristinne dos Reis Alves (aysha.cristinne@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-20T21:06:45Z No. of bitstreams: 1 TCC REPOSITORIO.pdf: 769225 bytes, checksum: e1d1eb9c6d31436cbc32ad8463c2f574 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-20T22:22:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC REPOSITORIO.pdf: 769225 bytes, checksum: e1d1eb9c6d31436cbc32ad8463c2f574 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-20T22:23:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC REPOSITORIO.pdf: 769225 bytes, checksum: e1d1eb9c6d31436cbc32ad8463c2f574 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-20T22:23:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC REPOSITORIO.pdf: 769225 bytes, checksum: e1d1eb9c6d31436cbc32ad8463c2f574 (MD5) Previous issue date: 2023-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação dos surdos. Libras. Educação inclusivapt_BR
dc.subjectEducation of the deaf. Pounds. Inclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleDESAFIOS E PERCPECTIVAS DA DISCPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REPOSITORIO.pdf751,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.