Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3590
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INFLUÊNCIA DE MONTEIRO LOBATO PARA A LITERATURA INFANTIL
Autor(es): Souza, Jonatas Santos
Primeiro Orientador: Sales, Paulo Alberto da Silva
Primeiro Membro da Banca: Gonçalves, Roberta Ferreira
Segundo Membro da Banca: Araújo , Fernanda Nunes de
Resumo: Esse artigo tem como objetivo compreender a influência do autor Monteiro Lobato para a literatura infantil, podendo assim, desenvolver o processo de ensino-aprendizagem na escola, ampliando e fortalecendo a imaginação e autonomia dos alunos no ensino fundamental – anos iniciais. O foco é analisar como Monteiro Lobato revolucionou a literatura infantil, tornando importantes os textos literários infantis para se trabalhar na sala de aula em consonância com as vivências sociais dos educandos. Nesse sentido, este artigo tem como finalidade possibilitar uma prática pedagógica adequada em relação à literatura nas escolas, contribuindo então com o processo de ensino aprendizagem através das obras do autor. A literatura infantil induz a criança a aprender de forma significativa e prazerosa, de modo que desenvolva o hábito de ler e ouvir histórias para assim, formar leitores, utilizando a literatura como base para o processo de incentivo para a imaginação e autonomia de leitores dentro e fora da escola. O projeto de pesquisa tem grande relevância ao destacar a importância de os professores incentivarem os alunos tomarem gosto pela leitura, descobrindo que o ato de ler é libertador.
Abstract: This article aims to understand the influence of the author Monteiro Lobato for the children's literature, thus being able to develop the teaching-learning process at school, expanding and strengthening the imagination and autonomy of elementary school students – years initials. The focus is to analyze how Monteiro Lobato revolutionized children's literature, becoming children's literary texts are important to work in the classroom in line with the students' social experiences. In this sense, this article aims to enable a adequate pedagogical practice in relation to literature in schools, confident then with the teaching-learning process through the works of the author. Children's literature induces the child to learn in a meaningful and enjoyable way, so that he develops the habit of reading and listening stories in order to form readers, using literature as a basis for the process of incentive for the imagination and autonomy of readers inside and outside the school. the project of research has great encouragement in highlighting the importance of teachers encouraging students to students will enjoy reading, discovering that the act of reading is liberating.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Imaginação e Autonomia
Prática Pedagógica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3590
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Jonatas Santos Souza.pdfAta de Defesa279,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tcae_Jonatas Santos Souza.pdfTCAE781,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Jonatas Santos Souza .pdfA INFLUÊNCIA DE MONTEIRO LOBATO PARA A LITERATURA INFANTIL320,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.