Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO O FILME “PROCURANDO NEMO” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Icaro Francisco Martins
Primeiro Orientador: Figueiredo, Fabiane Fischer
Primeiro Membro da Banca: Valadão, Claudete Madalena
Segundo Membro da Banca: Santos, Andreine
Resumo: Ainda que existam leis e diretrizes que asseguram o direito da pessoa com deficiência em freqüentar a escola e receber tratamento adequado e igualitário, na pratica nem sempre é isso que vemos. A família por si só já apresenta diversas inseguranças em retirar a criança ou o adolescente de sua rotina e levar para a escola, pois sentem medo e receio que algo pode acontecer longe de seus olhos, assim, o que aconteceu com Nemo, nada mais é do que a representação das vivencias de muitas famílias que sempre que precisam enfrentam um novo ciclo na vida da pessoa com deficiências, sentem-se inseguros. Objetivo geral desse trabalho foi compreender como o filme “Procurando Nemo” pode contribuir para a reflexão sobre a inclusão com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a justificativa de que mesmo com tantas leis, ainda acontecem situações de discriminação e exclusão da pessoa com deficiência em ambiente escolar. Conclui-se que o assunto precisa ser melhor discutido e que assim possa contribuir também para melhoria da formação do educador que muitas vezes sai da faculdade e não tem conhecimento teórico e prático para auxiliar tais alunos.
Abstract: Although there are laws and guidelines that ensure the right of people with disabilities to attend school and receive adequate and equal treatment, in practice this is not always what we see. The family itself already has several insecurities in removing the child or adolescent from their routine and taking them to school, as they feel afraid that something may happen far from their eyes, so what happened to Nemo, nothing more is than the representation of the experiences of many families who, whenever they need to face a new cycle in the life of the person with disabilities, feel insecure. The general objective of this work was to understand how the film “Finding Nemo” can contribute to the reflection on inclusion with students in the Early Years of Elementary School, under the justification that even with so many laws, situations of discrimination and exclusion of people with disabilities still occur. disability in the school environment. It is concluded that the subject needs to be better discussed so that it can also contribute to improving the training of educators who often leave college and do not have the theoretical and practical knowledge to help such students.
Palavras-chave: Inclusão
Educação Básica
Deficiência
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3581
Data do documento: 4-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Icaro Francisco Martins Silva.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.