Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3581
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Figueiredo, Fabiane Fischer | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9811849246967453 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valadão, Claudete Madalena | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Andreine | - |
dc.creator | Silva, Icaro Francisco Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8947461013004955 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T19:37:51Z | - |
dc.date.available | 2023-04-17 | - |
dc.date.available | 2023-04-17T19:37:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3581 | - |
dc.description.abstract | Although there are laws and guidelines that ensure the right of people with disabilities to attend school and receive adequate and equal treatment, in practice this is not always what we see. The family itself already has several insecurities in removing the child or adolescent from their routine and taking them to school, as they feel afraid that something may happen far from their eyes, so what happened to Nemo, nothing more is than the representation of the experiences of many families who, whenever they need to face a new cycle in the life of the person with disabilities, feel insecure. The general objective of this work was to understand how the film “Finding Nemo” can contribute to the reflection on inclusion with students in the Early Years of Elementary School, under the justification that even with so many laws, situations of discrimination and exclusion of people with disabilities still occur. disability in the school environment. It is concluded that the subject needs to be better discussed so that it can also contribute to improving the training of educators who often leave college and do not have the theoretical and practical knowledge to help such students. | pt_BR |
dc.description.resumo | Ainda que existam leis e diretrizes que asseguram o direito da pessoa com deficiência em freqüentar a escola e receber tratamento adequado e igualitário, na pratica nem sempre é isso que vemos. A família por si só já apresenta diversas inseguranças em retirar a criança ou o adolescente de sua rotina e levar para a escola, pois sentem medo e receio que algo pode acontecer longe de seus olhos, assim, o que aconteceu com Nemo, nada mais é do que a representação das vivencias de muitas famílias que sempre que precisam enfrentam um novo ciclo na vida da pessoa com deficiências, sentem-se inseguros. Objetivo geral desse trabalho foi compreender como o filme “Procurando Nemo” pode contribuir para a reflexão sobre a inclusão com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a justificativa de que mesmo com tantas leis, ainda acontecem situações de discriminação e exclusão da pessoa com deficiência em ambiente escolar. Conclui-se que o assunto precisa ser melhor discutido e que assim possa contribuir também para melhoria da formação do educador que muitas vezes sai da faculdade e não tem conhecimento teórico e prático para auxiliar tais alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Icaro Francisco Martins Silva (icaro.martins@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T11:48:38Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (9).pdf: 1201642 bytes, checksum: 5b899453d9a5edba3ebc5c63c09c936f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ÍCARO Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-04-17T18:27:59Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Icaro Francisco Martins Silva (icaro.martins@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T19:22:20Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (9).pdf: 1488195 bytes, checksum: bb54fd3049b31dc15ed99eaebda2dd06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T19:35:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (9).pdf: 1488195 bytes, checksum: bb54fd3049b31dc15ed99eaebda2dd06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T19:37:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (9).pdf: 1488195 bytes, checksum: bb54fd3049b31dc15ed99eaebda2dd06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-17T19:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (9).pdf: 1488195 bytes, checksum: bb54fd3049b31dc15ed99eaebda2dd06 (MD5) Previous issue date: 2023-04-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | A REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO O FILME “PROCURANDO NEMO” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Icaro Francisco Martins Silva.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.