Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3575
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO QUILOMBOLA NO BRASIL |
Título(s) alternativo(s): | DEVELOPMENT OF COUNTRYSIDE EDUCATION IN SPACE QUILOMBOLA IN BRAZIL |
Autor(es): | Silva, Jucilene Xavier da |
Primeiro Orientador: | Cetrulo Neto, Francisco |
Primeiro Membro da Banca: | Brisolla, Lívia Santos |
Segundo Membro da Banca: | Santos, Thiago Ferreira dos |
Resumo: | Os quilombos, em termos de memória e história de resistência e luta pela liberdade de seus territórios, em termos de tradição e afirmação da identidade negra, fazem parte da sociedade brasileira há aproximadamente cinco séculos. Garantir à infância quilombola o direito à educação, conforme estipulado na legislação, é um direito igual ao de todas as crianças da sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral, a partir de levantamento bibliográfico, retratar a situação da educação do campos no espaço quilombola no Brasil. Os objetivos específicos são: expor brevemente a história da educação no Brasil; e, por fim, verificar se o direito de fato tem se concretizado narealidade. A metodologia da pesquisa se baseia em fontes físicas e digitais, a partir de uma análise qualitativa. Restou observado que, não obstante um aumento significativo no reconhecimento dos direitos dos quilombolas, á uma educação contextualizada na promoçaõ da educação do campo dentro das comunidades quilombolas, há limitação na efetividade de tais direitos, geralmente decorrente de sua localização e da formação curricular, pelo que, a relação entre direito e realidade encontra-se desequilibrada. |
Abstract: | The quilombos, in terms of the history of resistance and the history of resistance and freedom of their territories, in terms of tradition and memory of Brazilian identity, have been part of Brazilian memory for approximately centuries. Guaranteeing quilombola children or the right to education, as stipulated in legislation, is a right equal to that of all children in society. In this context, the present research has the general objective, from a bibliographic survey, to portray the situation of quilombola education in Brazil. The objectives are: exports the history of education in Brazil; and, finally, to verify if the law has actually materialized in reality. The research methodology is based on physical and digital sources, based on a qualitative analysis. It was observed that, it is not a training in the recognition of rights, despite everything, there is a significant limitation of significant rights, resulting from its location and curriculum, so the relationship between and reality is unbalanced. |
Palavras-chave: | Educação Quilombola Educação Educação do Campo |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Citação: | SILVA, Jucilene Xavier da. DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO QUILOMBOLA NO BRASIL. (TCC). Instituto Federal Goiano, Campos Belos - GO, 2022, 20p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3575 |
Data do documento: | 10-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Jucilene Xavier da Silva.pdf | Termo de Responsabilidade autoral. Termo de ciência e autorização. Ata de defesa. TCC. | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.