Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3575
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO QUILOMBOLA NO BRASIL
Other Titles: DEVELOPMENT OF COUNTRYSIDE EDUCATION IN SPACE QUILOMBOLA IN BRAZIL
metadata.dc.creator: Silva, Jucilene Xavier da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cetrulo Neto, Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Brisolla, Lívia Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Thiago Ferreira dos
metadata.dc.description.resumo: Os quilombos, em termos de memória e história de resistência e luta pela liberdade de seus territórios, em termos de tradição e afirmação da identidade negra, fazem parte da sociedade brasileira há aproximadamente cinco séculos. Garantir à infância quilombola o direito à educação, conforme estipulado na legislação, é um direito igual ao de todas as crianças da sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral, a partir de levantamento bibliográfico, retratar a situação da educação do campos no espaço quilombola no Brasil. Os objetivos específicos são: expor brevemente a história da educação no Brasil; e, por fim, verificar se o direito de fato tem se concretizado narealidade. A metodologia da pesquisa se baseia em fontes físicas e digitais, a partir de uma análise qualitativa. Restou observado que, não obstante um aumento significativo no reconhecimento dos direitos dos quilombolas, á uma educação contextualizada na promoçaõ da educação do campo dentro das comunidades quilombolas, há limitação na efetividade de tais direitos, geralmente decorrente de sua localização e da formação curricular, pelo que, a relação entre direito e realidade encontra-se desequilibrada.
Abstract: The quilombos, in terms of the history of resistance and the history of resistance and freedom of their territories, in terms of tradition and memory of Brazilian identity, have been part of Brazilian memory for approximately centuries. Guaranteeing quilombola children or the right to education, as stipulated in legislation, is a right equal to that of all children in society. In this context, the present research has the general objective, from a bibliographic survey, to portray the situation of quilombola education in Brazil. The objectives are: exports the history of education in Brazil; and, finally, to verify if the law has actually materialized in reality. The research methodology is based on physical and digital sources, based on a qualitative analysis. It was observed that, it is not a training in the recognition of rights, despite everything, there is a significant limitation of significant rights, resulting from its location and curriculum, so the relationship between and reality is unbalanced.
Keywords: Educação Quilombola
Educação
Educação do Campo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
Citation: SILVA, Jucilene Xavier da. DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO QUILOMBOLA NO BRASIL. (TCC). Instituto Federal Goiano, Campos Belos - GO, 2022, 20p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3575
Issue Date: 10-Nov-2023
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Jucilene Xavier da Silva.pdfTermo de Responsabilidade autoral. Termo de ciência e autorização. Ata de defesa. TCC.1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.