Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cetrulo Neto, Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323760577186485pt_BR
dc.contributor.referee1Brisolla, Lívia Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1644295636972332pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Thiago Ferreira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280044823523812pt_BR
dc.creatorSilva, Jucilene Xavier da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6295637160579879pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T17:39:03Z-
dc.date.available2023-04-14-
dc.date.available2023-04-17T17:39:03Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.citationSILVA, Jucilene Xavier da. DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO QUILOMBOLA NO BRASIL. (TCC). Instituto Federal Goiano, Campos Belos - GO, 2022, 20p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3575-
dc.description.abstractThe quilombos, in terms of the history of resistance and the history of resistance and freedom of their territories, in terms of tradition and memory of Brazilian identity, have been part of Brazilian memory for approximately centuries. Guaranteeing quilombola children or the right to education, as stipulated in legislation, is a right equal to that of all children in society. In this context, the present research has the general objective, from a bibliographic survey, to portray the situation of quilombola education in Brazil. The objectives are: exports the history of education in Brazil; and, finally, to verify if the law has actually materialized in reality. The research methodology is based on physical and digital sources, based on a qualitative analysis. It was observed that, it is not a training in the recognition of rights, despite everything, there is a significant limitation of significant rights, resulting from its location and curriculum, so the relationship between and reality is unbalanced.pt_BR
dc.description.resumoOs quilombos, em termos de memória e história de resistência e luta pela liberdade de seus territórios, em termos de tradição e afirmação da identidade negra, fazem parte da sociedade brasileira há aproximadamente cinco séculos. Garantir à infância quilombola o direito à educação, conforme estipulado na legislação, é um direito igual ao de todas as crianças da sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral, a partir de levantamento bibliográfico, retratar a situação da educação do campos no espaço quilombola no Brasil. Os objetivos específicos são: expor brevemente a história da educação no Brasil; e, por fim, verificar se o direito de fato tem se concretizado narealidade. A metodologia da pesquisa se baseia em fontes físicas e digitais, a partir de uma análise qualitativa. Restou observado que, não obstante um aumento significativo no reconhecimento dos direitos dos quilombolas, á uma educação contextualizada na promoçaõ da educação do campo dentro das comunidades quilombolas, há limitação na efetividade de tais direitos, geralmente decorrente de sua localização e da formação curricular, pelo que, a relação entre direito e realidade encontra-se desequilibrada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jucilene Xavier da Silva (jucilene.xavier@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-15T01:26:04Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1473928 bytes, checksum: 6cf7d30d14d13a9647841fc852e88f59 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T17:23:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1473928 bytes, checksum: 6cf7d30d14d13a9647841fc852e88f59 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T17:34:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1473928 bytes, checksum: 6cf7d30d14d13a9647841fc852e88f59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-17T17:39:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1473928 bytes, checksum: 6cf7d30d14d13a9647841fc852e88f59 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO QUILOMBOLA NO BRASILpt_BR
dc.title.alternativeDEVELOPMENT OF COUNTRYSIDE EDUCATION IN SPACE QUILOMBOLA IN BRAZILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jucilene Xavier da Silva.pdfTermo de Responsabilidade autoral. Termo de ciência e autorização. Ata de defesa. TCC.1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.