Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3564
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES: UM POSSÍVEL DIÁLOGO PARA UM OLHAR PEDAGÓGICO |
Autor(es): | Oliveira, Regiane Vieira de |
Primeiro Orientador: | Machado, José Henrique Rodrigues |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma problemática envolvendo o componente curricular Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental, diante do pluralismo religioso, do estado laico e de outras variáveis e busca refletir se o Ensino Religioso pode estar servindo a interesses e doutrinações de religiões majoritárias no Brasil. Objetiva-se apresentar aspectos contextuais do Ensino Religioso no Brasil e refletir sobre o Ensino Religioso na prática pedagógica. Para tanto, foi utilizada a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa e de análise bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que, em parte das situações que ocorrem em sala de aula, o conteúdo desse componente curricular tem sido abordado com certo nível de doutrinação, inviabilizando a interdisciplinaridade e promovendo o preconceito dentro do ambiente escolar. Conclui-se que o Ensino Religioso nas escolas é importante no processo de ensino-aprendizagem, quando ministrado de forma responsável e consciente, colaborando para o diálogo e a valorização da diversidade religiosa brasileira. |
Abstract: | This article presents a problem involving the Religious Education curriculum component in the early years of elementary school, in the face of religious pluralism, the secular state and other variables, and seeks to reflect on whether Religious Education may be serving the interests and indoctrinations of majority religions in Brazil . The objective is to present contextual aspects of Religious Education in Brazil and reflect on Religious Education in pedagogical practice. For that, the methodological approach of qualitative research and bibliographical analysis was used. The research results indicate that, in part of the situations that occur in the classroom, the content of this curricular component has been exactly with a certain level of indoctrination, making interdisciplinarity unfeasible and promoting prejudice within the school environment. It is concluded that Religious Education in schools is important in the teaching-learning process, when taught responsibly and consciously, collaborating for dialogue and appreciation of Brazilian religious diversity. |
Palavras-chave: | Educação Ensino Religioso Escolas Públicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3564 |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata de defesa_Regiane Vieira de Oliveira.pdf | 274,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf | 142,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Regiane Vieira de Oliveira.pdf | 235,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.