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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Machado, José Henrique Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613638157766770 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Regiane Vieira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6928444845662396 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T13:17:16Z | - |
dc.date.available | 2023-04-11 | - |
dc.date.available | 2023-04-14T13:17:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3564 | - |
dc.description.abstract | This article presents a problem involving the Religious Education curriculum component in the early years of elementary school, in the face of religious pluralism, the secular state and other variables, and seeks to reflect on whether Religious Education may be serving the interests and indoctrinations of majority religions in Brazil . The objective is to present contextual aspects of Religious Education in Brazil and reflect on Religious Education in pedagogical practice. For that, the methodological approach of qualitative research and bibliographical analysis was used. The research results indicate that, in part of the situations that occur in the classroom, the content of this curricular component has been exactly with a certain level of indoctrination, making interdisciplinarity unfeasible and promoting prejudice within the school environment. It is concluded that Religious Education in schools is important in the teaching-learning process, when taught responsibly and consciously, collaborating for dialogue and appreciation of Brazilian religious diversity. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma problemática envolvendo o componente curricular Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental, diante do pluralismo religioso, do estado laico e de outras variáveis e busca refletir se o Ensino Religioso pode estar servindo a interesses e doutrinações de religiões majoritárias no Brasil. Objetiva-se apresentar aspectos contextuais do Ensino Religioso no Brasil e refletir sobre o Ensino Religioso na prática pedagógica. Para tanto, foi utilizada a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa e de análise bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que, em parte das situações que ocorrem em sala de aula, o conteúdo desse componente curricular tem sido abordado com certo nível de doutrinação, inviabilizando a interdisciplinaridade e promovendo o preconceito dentro do ambiente escolar. Conclui-se que o Ensino Religioso nas escolas é importante no processo de ensino-aprendizagem, quando ministrado de forma responsável e consciente, colaborando para o diálogo e a valorização da diversidade religiosa brasileira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Regiane Vieira de Oliveira (regiane.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-11T22:46:28Z No. of bitstreams: 3 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada REGIANE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-04-12T13:05:37Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Regiane Vieira de Oliveira (regiane.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-13T22:56:20Z No. of bitstreams: 4 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio x.pdf: 241345 bytes, checksum: 944565ca6e26f880c7417725a2b37b33 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-14T13:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio x.pdf: 241345 bytes, checksum: 944565ca6e26f880c7417725a2b37b33 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Escolas Públicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES: UM POSSÍVEL DIÁLOGO PARA UM OLHAR PEDAGÓGICO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ata de defesa_Regiane Vieira de Oliveira.pdf | 274,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf | 142,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Regiane Vieira de Oliveira.pdf | 235,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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