Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.creatorOliveira, Regiane Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6928444845662396pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T13:17:16Z-
dc.date.available2023-04-11-
dc.date.available2023-04-14T13:17:16Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3564-
dc.description.abstractThis article presents a problem involving the Religious Education curriculum component in the early years of elementary school, in the face of religious pluralism, the secular state and other variables, and seeks to reflect on whether Religious Education may be serving the interests and indoctrinations of majority religions in Brazil . The objective is to present contextual aspects of Religious Education in Brazil and reflect on Religious Education in pedagogical practice. For that, the methodological approach of qualitative research and bibliographical analysis was used. The research results indicate that, in part of the situations that occur in the classroom, the content of this curricular component has been exactly with a certain level of indoctrination, making interdisciplinarity unfeasible and promoting prejudice within the school environment. It is concluded that Religious Education in schools is important in the teaching-learning process, when taught responsibly and consciously, collaborating for dialogue and appreciation of Brazilian religious diversity.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma problemática envolvendo o componente curricular Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental, diante do pluralismo religioso, do estado laico e de outras variáveis e busca refletir se o Ensino Religioso pode estar servindo a interesses e doutrinações de religiões majoritárias no Brasil. Objetiva-se apresentar aspectos contextuais do Ensino Religioso no Brasil e refletir sobre o Ensino Religioso na prática pedagógica. Para tanto, foi utilizada a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa e de análise bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que, em parte das situações que ocorrem em sala de aula, o conteúdo desse componente curricular tem sido abordado com certo nível de doutrinação, inviabilizando a interdisciplinaridade e promovendo o preconceito dentro do ambiente escolar. Conclui-se que o Ensino Religioso nas escolas é importante no processo de ensino-aprendizagem, quando ministrado de forma responsável e consciente, colaborando para o diálogo e a valorização da diversidade religiosa brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Vieira de Oliveira (regiane.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-11T22:46:28Z No. of bitstreams: 3 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada REGIANE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2023-04-12T13:05:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Vieira de Oliveira (regiane.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-13T22:56:20Z No. of bitstreams: 4 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio x.pdf: 241345 bytes, checksum: 944565ca6e26f880c7417725a2b37b33 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-14T13:16:12Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio x.pdf: 241345 bytes, checksum: 944565ca6e26f880c7417725a2b37b33 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-14T13:16:56Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio x.pdf: 241345 bytes, checksum: 944565ca6e26f880c7417725a2b37b33 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T13:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Ata de defesa.pdf: 281373 bytes, checksum: e008b108a0817f2f6efa71e7b9671444 (MD5) ficha CATALOGRÁFICA.pdf: 2310 bytes, checksum: 2190c78dd42ff9cfc3fbb7de30b9f3fd (MD5) tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf: 145572 bytes, checksum: 8fd3bf293432bc4884dfca1ae77c6585 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio x.pdf: 241345 bytes, checksum: 944565ca6e26f880c7417725a2b37b33 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES: UM POSSÍVEL DIÁLOGO PARA UM OLHAR PEDAGÓGICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Regiane Vieira de Oliveira.pdf274,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Regiane_Vieira_de_Oliveira.pdf142,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Regiane Vieira de Oliveira.pdf235,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.