Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3563
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NO CONTEXTO DO SISTEMA ELKONIN-DAVYDOV |
Título(s) alternativo(s): | The formation of the number concept in the Elkonin-Davydov system |
Autor(es): | Araújo, Júlia Soares de Souza |
Primeiro Orientador: | Cunha, André Luiz Araújo |
Resumo: | O presente artigo visa compreender a relação entre a construção do conceito de número na perspectiva tradicional e o processo de formação do pensamento teórico dos alunos e a formação do conceito de número no contexto do sistema de ensino Elkonin-Davydov. A partir da questão: como se estrutura o processo de ensino e aprendizagem do conceito de número, nos anos iniciais de escolarização, na proposta da teoria do ensino desenvolvimental e na proposta da BNCC? Quais as contribuições da teoria de ensino desenvolvimental para a formação do conceito de número nos anos iniciais de escolarização? Assim o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar, o processo de formação do conceito de número, na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental, formulada pelo psicólogo russo V. V. Davydov. Os resultados apontam, perspectivas completamente diferentes, no que se refere ao ensino do conceito de número nos anos iniciais do processo de escolarização. Na BNCC, o processo de construção do conceito de número, que tem como base o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências, volta-se para a apropriação da relação imediata do número, enquanto, na perspectiva do sistema Elkonin-Davydov, o conceito de número emerge da relação entre grandezas, a partir do desenvolvimento, desde os anos iniciais, do pensamento algébrico das crianças. |
Abstract: | This article aims to understand the relationship between the construction of the concept of number in the traditional perspective and the formation process of students' theoretical thinking and the formation of the concept of number in the context of the Elkonin-Davydov teaching system. From the question: how is the process of teaching and learning the concept of number structured, in the initial years of schooling, in the proposal of the theory of developmental teaching and in the proposal of the BNCC? What are the contributions of developmental teaching theory to the formation of the concept of number in the early years of schooling? Thus, the present study aims to identify and analyze the process of formation of the concept of number, from the perspective of the theory of developmental teaching, formulated by the Russian psychologist V. V. Davydov. The results point to completely different perspectives regarding the teaching of the concept of number in the early years of the schooling process. At the BNCC, the construction process of the concept of number, which is based on the development of a set of skills and competences, focuses on appropriating the immediate relationship of number, while, from the perspective of the Elkonin-Davydov system, the concept of number emerges from the relationship between magnitudes, from the development, since the early years, of children's algebraic thinking. |
Palavras-chave: | Conceito de número Sistema Elkonin-Davydov Ensino desenvolvimental |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3563 |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Julia Soares de Souza Araujo.pdf | artigo_Júlia Soares de souza Araújo | 6,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Julia Soares de Souza Araujo.pdf | termo _de_autorização e ciencia para repositório | 322,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Julia Soares de Souza Araujo.pdf | 266,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.