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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NO CONTEXTO DO SISTEMA ELKONIN-DAVYDOV
Título(s) alternativo(s): The formation of the number concept in the Elkonin-Davydov system
Autor(es): Araújo, Júlia Soares de Souza
Primeiro Orientador: Cunha, André Luiz Araújo
Resumo: O presente artigo visa compreender a relação entre a construção do conceito de número na perspectiva tradicional e o processo de formação do pensamento teórico dos alunos e a formação do conceito de número no contexto do sistema de ensino Elkonin-Davydov. A partir da questão: como se estrutura o processo de ensino e aprendizagem do conceito de número, nos anos iniciais de escolarização, na proposta da teoria do ensino desenvolvimental e na proposta da BNCC? Quais as contribuições da teoria de ensino desenvolvimental para a formação do conceito de número nos anos iniciais de escolarização? Assim o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar, o processo de formação do conceito de número, na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental, formulada pelo psicólogo russo V. V. Davydov. Os resultados apontam, perspectivas completamente diferentes, no que se refere ao ensino do conceito de número nos anos iniciais do processo de escolarização. Na BNCC, o processo de construção do conceito de número, que tem como base o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências, volta-se para a apropriação da relação imediata do número, enquanto, na perspectiva do sistema Elkonin-Davydov, o conceito de número emerge da relação entre grandezas, a partir do desenvolvimento, desde os anos iniciais, do pensamento algébrico das crianças.
Abstract: This article aims to understand the relationship between the construction of the concept of number in the traditional perspective and the formation process of students' theoretical thinking and the formation of the concept of number in the context of the Elkonin-Davydov teaching system. From the question: how is the process of teaching and learning the concept of number structured, in the initial years of schooling, in the proposal of the theory of developmental teaching and in the proposal of the BNCC? What are the contributions of developmental teaching theory to the formation of the concept of number in the early years of schooling? Thus, the present study aims to identify and analyze the process of formation of the concept of number, from the perspective of the theory of developmental teaching, formulated by the Russian psychologist V. V. Davydov. The results point to completely different perspectives regarding the teaching of the concept of number in the early years of the schooling process. At the BNCC, the construction process of the concept of number, which is based on the development of a set of skills and competences, focuses on appropriating the immediate relationship of number, while, from the perspective of the Elkonin-Davydov system, the concept of number emerges from the relationship between magnitudes, from the development, since the early years, of children's algebraic thinking.
Palavras-chave: Conceito de número
Sistema Elkonin-Davydov
Ensino desenvolvimental
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3563
Data do documento: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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