Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.creatorAraújo, Júlia Soares de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0872343187652815pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T12:44:08Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2023-04-14T12:44:08Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3563-
dc.description.abstractThis article aims to understand the relationship between the construction of the concept of number in the traditional perspective and the formation process of students' theoretical thinking and the formation of the concept of number in the context of the Elkonin-Davydov teaching system. From the question: how is the process of teaching and learning the concept of number structured, in the initial years of schooling, in the proposal of the theory of developmental teaching and in the proposal of the BNCC? What are the contributions of developmental teaching theory to the formation of the concept of number in the early years of schooling? Thus, the present study aims to identify and analyze the process of formation of the concept of number, from the perspective of the theory of developmental teaching, formulated by the Russian psychologist V. V. Davydov. The results point to completely different perspectives regarding the teaching of the concept of number in the early years of the schooling process. At the BNCC, the construction process of the concept of number, which is based on the development of a set of skills and competences, focuses on appropriating the immediate relationship of number, while, from the perspective of the Elkonin-Davydov system, the concept of number emerges from the relationship between magnitudes, from the development, since the early years, of children's algebraic thinking.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa compreender a relação entre a construção do conceito de número na perspectiva tradicional e o processo de formação do pensamento teórico dos alunos e a formação do conceito de número no contexto do sistema de ensino Elkonin-Davydov. A partir da questão: como se estrutura o processo de ensino e aprendizagem do conceito de número, nos anos iniciais de escolarização, na proposta da teoria do ensino desenvolvimental e na proposta da BNCC? Quais as contribuições da teoria de ensino desenvolvimental para a formação do conceito de número nos anos iniciais de escolarização? Assim o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar, o processo de formação do conceito de número, na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental, formulada pelo psicólogo russo V. V. Davydov. Os resultados apontam, perspectivas completamente diferentes, no que se refere ao ensino do conceito de número nos anos iniciais do processo de escolarização. Na BNCC, o processo de construção do conceito de número, que tem como base o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências, volta-se para a apropriação da relação imediata do número, enquanto, na perspectiva do sistema Elkonin-Davydov, o conceito de número emerge da relação entre grandezas, a partir do desenvolvimento, desde os anos iniciais, do pensamento algébrico das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Julia Soares de Souza Araujo (julia.soares@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-12T23:06:15Z No. of bitstreams: 2 Júlia Soares (Defesa) revisionado(1).pdf: 6824851 bytes, checksum: 149e09bd3d5eba3a420e955867600e90 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio(Assinado)(1).pdf: 330011 bytes, checksum: 3fdf8fe010ab2c5e3fa1507bb904df12 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: PrezadaJulia informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta folha de aprovação assinada pela banca;Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2023-04-13T17:31:13Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Julia Soares de Souza Araujo (julia.soares@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-13T20:14:22Z No. of bitstreams: 4 Júlia Soares (Defesa) revisionado(1).pdf: 6824851 bytes, checksum: 149e09bd3d5eba3a420e955867600e90 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio(Assinado)(1).pdf: 330011 bytes, checksum: 3fdf8fe010ab2c5e3fa1507bb904df12 (MD5) FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL (Júlia) (1).pdf: 272712 bytes, checksum: 116a59f2bd2749566a47b3a8c8c3c868 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL(Júlia).pdf: 228892 bytes, checksum: a24cc5eb1745cb4b70b6a8f2c54b8818 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-14T12:38:02Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Júlia Soares (Defesa) revisionado(1).pdf: 6824851 bytes, checksum: 149e09bd3d5eba3a420e955867600e90 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio(Assinado)(1).pdf: 330011 bytes, checksum: 3fdf8fe010ab2c5e3fa1507bb904df12 (MD5) FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL (Júlia) (1).pdf: 272712 bytes, checksum: 116a59f2bd2749566a47b3a8c8c3c868 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL(Júlia).pdf: 228892 bytes, checksum: a24cc5eb1745cb4b70b6a8f2c54b8818 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-14T12:38:32Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Júlia Soares (Defesa) revisionado(1).pdf: 6824851 bytes, checksum: 149e09bd3d5eba3a420e955867600e90 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio(Assinado)(1).pdf: 330011 bytes, checksum: 3fdf8fe010ab2c5e3fa1507bb904df12 (MD5) FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL (Júlia) (1).pdf: 272712 bytes, checksum: 116a59f2bd2749566a47b3a8c8c3c868 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL(Júlia).pdf: 228892 bytes, checksum: a24cc5eb1745cb4b70b6a8f2c54b8818 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T12:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Júlia Soares (Defesa) revisionado(1).pdf: 6824851 bytes, checksum: 149e09bd3d5eba3a420e955867600e90 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio(Assinado)(1).pdf: 330011 bytes, checksum: 3fdf8fe010ab2c5e3fa1507bb904df12 (MD5) FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL (Júlia) (1).pdf: 272712 bytes, checksum: 116a59f2bd2749566a47b3a8c8c3c868 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL(Júlia).pdf: 228892 bytes, checksum: a24cc5eb1745cb4b70b6a8f2c54b8818 (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceito de númeropt_BR
dc.subjectSistema Elkonin-Davydovpt_BR
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NO CONTEXTO DO SISTEMA ELKONIN-DAVYDOVpt_BR
dc.title.alternativeThe formation of the number concept in the Elkonin-Davydov systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Julia Soares de Souza Araujo.pdfartigo_Júlia Soares de souza Araújo6,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Julia Soares de Souza Araujo.pdftermo _de_autorização e ciencia para repositório322,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Julia Soares de Souza Araujo.pdf266,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.