Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3554
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UMA AVERIGUAÇÃO SOBRE DIVERSIDADE NA SALA DE AULA CONTIDA NOS CURRICULOS ESCOLARES
Autor(es): Pereira, Adriana Mendes
Primeiro Orientador: Machado, José Henrique Rodrigues
Resumo: No presente artigo, estamos analisando se a multiplicidade e a diversidade estão sendo representada no currículo escolar, trata-se de uma revisão bibliográfica, para isso, vamos analisar o projeto político pedagógico, o material didático da escola, e os documentos que rege os currículos do estado e do município. Sabemos que a escola é o melhor ambiente para isso, e onde o ambiente e favorável para uma discussão e orientação relacionadas à diversidade. Não pretendemos propor uma ação pedagógica, mas demonstrar que é possível aplicar conteúdos na sala de aula, mesmo esses não estejam presentes no currículo e sim sugerir novos conceitos é a construção de projetos pedagógicos que podem direcionar para que a diversidade seja vista com naturalidade.
Abstract: In the present article, we are analyzing whether multiplicity and diversity are being represented in the school curriculum, it is a bibliographic review, for that, we will analyze the pedagogical political project, the school's didactic material, and the documents that govern the curricula. of the state and municipality. We know that the school is the best environment for this, and where the environment is favorable for discussion and guidance related to diversity. We do not intend to propose a pedagogical action, but to demonstrate that it is possible to apply content in the classroom, even if it is not present in the curriculum, but to suggest new concepts is the construction of pedagogical projects that can direct diversity to be seen naturally.
Palavras-chave: Currículo
Diversidade
Escola
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3554
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Adriana Mendes Pereira.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Adriana Mendes Pereira.pdf160,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.