Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3550
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ESTADO DA ARTE SOBRE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA DA COVID-19
Título(s) alternativo(s): THE STATE OF THE ART ON READING AND WRITING IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN THE COVID-19 PANDEMIC
Autor(es): Teixeira, Thays Rosa
Primeiro Orientador: Cunha, Fátima Suely Ribeiro Cunha
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Segundo Membro da Banca: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “O Estado da Arte sobre Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19”. Tendo como contexto o ensino remoto, o objetivo foi identificar como foi inserido o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto, no período pandêmico, bem como destacar quais as implicações aos alunos em processo de alfabetização. Para isso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, em que se realizou um mapeamento da produção acadêmica sobre o tema, focalizando trabalhos publicados entre 2020 e 2022, no banco de dados Google Acadêmico, com descritores os combinados “alfabetização”, “pandemia”, “ensino remoto”. O estudo possibilitou conhecer as realidades e os inúmeros desafios que foram vivenciados pelos professores alfabetizadores na promoção da leitura e da escrita, por meio dos estudos e relatos de casos, especialmente de situações vivenciadas durante a pandemia da Covid-19.
Abstract: This course conclusion work has as its theme “The State of the Art on Reading and Writing in the Early Years of Elementary School during the Covid-19 pandemic”. Having remote teaching as a context, the objective was to identify how the teaching and learning process was inserted in remote teaching, in the pandemic period, as well as to highlight the implications for students in the literacy process. For this, a state-of- the-art bibliographical research was chosen, in which a mapping of the academic production on the subject was carried out, focusing on works published between 2020 and 2022, in the Google Scholar databases, with descriptors combined “literacy”, “pandemic”, “remote learning”. The study made it possible to know the realities and the countless challenges that were experienced by literacy teachers in the promotion of reading and writing, through studies and case reports, especially of situations experienced during the Covid-19 pandemic.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino Remoto
Leitura e escrita
pandemia
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3550
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAYS ROSA TEIXEIRA_TC.pdfO ESTADO DA ARTE SOBRE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA DA COVID-191,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.